sexta-feira, 19 de abril de 2013

Manu inaugura segunda creche

Nova unidade no Jardim Planalto atenderá a 120 crianças – Déficit cai 48%

O prefeito José Manoel Correa Coelho completou seus primeiros 100 dias de governo inaugurando duas novas creches. As unidades estavam paralisadas e tiveram suas construções retomadas logo nos primeiros dias da nova gestão. Depois de entregar a creche da Avenida Firmo Vieira de Camargo, “Professora Cacilda Rodrigues de Almeida Hoffman”, Manu fez a abertura oficial, no último sábado, 13, da creche do Jardim Planalto, denominada “Professora Lygia Rodrigues Del Fiol”.

Mesmo com a chuva que castigou a cidade, a cerimônia foi muito concorrida. Teve a presença de autoridades, profissionais do setor de educação, pais e mães dos futuros alunos, além de familiares da homenageada. Mais de 200 pessoas participaram do evento, que teve ainda a participação da Banda Musical Infanto-juvenil da Associação Pro Arte de Tatuí (Projeto Criança na Banda).

O novo espaço de educação infantil atenderá 120 crianças, 24% do déficit atual de vagas, estimado em cerca de 500 postos. A nova unidade tem 564 metros quadrados construídos, com espaço administrativo, sala multiuso e de informática, anfiteatro, playground, além de quatro salas destinadas exclusivamente para o atendimento de crianças de quatro meses a três anos de idade. A obra é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), mantido pelo Governo Federal.

A Prefeitura foi obrigada a desembolsar mais R$ 147 mil para serviços complementares, como a construção do muro, grade frontal, portões e aplicação de grama. O município também teve que arcar com parte do mobiliário, já que o recurso para essa finalidade ainda não foi liberado. Também por medida emergencial, a unidade inicia suas atividades com móveis reutilizados, enquanto aguarda a entrega das novas mesas, cadeiras e outros equipamentos.

Em seu discurso o prefeito, lembrou que em pouco mais de três meses de trabalho, conseguiu reduzir o déficit em quase metade, 48%, com as 240 vagas já criadas. Com a conclusão da unidade do Jardim São Conrado, o percentual chegará a 72%. Mas, há ainda uma nova creche a ser iniciada no Jardim Santa Rita que permitirá novos avanços. Manu contabilizou avanços da primeira etapa de seu mandato. “As dificuldades, a nuvem negra que rondava nossa cidade está se dissipando. Chegou a hora de colocar em prática nosso plano, que passa pelo equacionamento das vagas, perseguindo o objetivo de que todas as crianças tenham acesso à creche como prevê a nova lei de diretrizes e bases da educação”, argumentou.

Já a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Isabel Cristina Pires de Campos, anunciou um novo sistema que permitirá gerir e identificar o funcionamento de todas as creches do município, através do saldo e necessidades de vagas. “Estamos colocando em prática a informatização das unidades, através da qual teremos o quadro sempre atualizado da demanda de vagas, com cruzamentos de prioridade, sabendo onde a criança mora e qual a creche mais próxima de sua casa, idade, se pai e mãe trabalham fora, se tem irmãos, em qual unidade eles estão matriculados”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário