sexta-feira, 26 de abril de 2013

Espetáculo de teatro mostra Era de Ouro do rádio brasileiro em Tatuí

 Cia. de Teatro de Campinas faz apresentações gratuitas dias 3 e 4 de maio, no ‘Procópio Ferreira’

Uma viagem pela Era de Ouro do rádio brasileiro será apresentada pela Honesta Cia. de Teatro, de Campinas, na próxima sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de maio. As apresentações do espetáculo “No Ar” acontecem no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, a partir das 20h30, com entrada franca. O projeto é patrocinado pelo Proac (Programa de Ação Cultural), do Governo de São Paulo. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro (rua São Bento, 415), de terça a sexta, das 18h às 19h, ou nos dias dos eventos a partir das 18h.

Com direção de Sara Lopes, o espetáculo foi construído a partir de um processo colaborativoiniciado no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, realizado por alunas no último ano da graduação. O texto revela os sonhos, as fantasias e o cotidiano de sete mulheres da década de 50, que convivem em um pensionato comandado pela simpática Dona Gerábia. Uma ragazza italiana, duas irmãs que sonham com artistas do rádio, uma musicista com ideias avançadas para seu tempo, uma senhora misteriosa e intrigante e uma alegre senhora que sempre interpreta programas radiofônicos: essas são as moças que irão contar a história de um pensionato cujo motor de existência é o rádio.

“A ideia da peça surgiu a partir de um encantamento pela Época de Ouro do Rádio. A partir de depoimentos recolhidos de pessoas que viveram ou escreveram sobre a época, surgiu o desejo de nos aproximarmos do período. Recorremos a diversos recursos, como o estudo do modo como se falava, nos trejeitos vocais dos cantores e radialistas, nas vinhetas do radio; E retratamos isso em cena”, diz a diretora Sara Lopes. “O rádio permanece em cena o tempo inteiro - o aparelho do pensionato e o que seria ‘a rádio’, onde os programas acontecem. Em determinados momentos essa fronteira rádio/pensionato é diluída de acordo com a relação que determinada personagem tem com o universo da rádio, o que ela imagina, deseja... A rádio invade o pensionato e transforma o lugar. Muitos conflitos se dão a partir do que está sendo transmitido, chegando a tal nível de envolvimento que o espectador não sabe ao certo o que é realidade e o que é criação.”

O espetáculo foi contemplado pelo PROAC de Primeiras Obras de Produção de Espetáculo e Temporada de Teatro, pelo qual estreou no último mês de abril, em São José dos Campos. Segundo a produção da peça, o espetáculo tem sido apresentado em ensaios abertos, com a primeira parte do espetáculo, o chamado lado A do disco.

A Honesta Cia. de Teatro é formada por atores que se conheceram no curso de Artes Cênicas da Unicamp. Realizando trabalhos desde 2009, o grupo desenvolveu diversos projetos que vão do teatro de rua a uma montagem da tragédia grega “Antígona”; procurando pesquisar formas de pensar e fazer teatro hoje em dia.

A peça tem orientação cênica de Sara Lopes, texto assinado por Marco Catalão, direção musical de Yara Oliveira e execução musical por Diogo Nazareth, Pedro Rosa e Yara Oliveira. No elenco estão Andressa Nishiyama, Cristiane Taguchi, Gabriela Presti, Gabriella Aly, Gabriella Spaciari, Isabelle Soares e Maíra Niaradi.

Oficina - Além da apresentação do espetáculo nas duas datas, a Honesta Cia. de Teatro de Campinas coordena a oficina cênica “Voz e Palavras Poéticas”. A oficina será na sexta-feira, 3, a partir das 14h, no Salão Villa-Lobos. São oferecidas 30 vagas gratuitas. As inscrições devem ser feitas no setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí (rua Cel. Aureliano de Camargo, 550 - 1º andar, Centro) ou pelo telefone (15) 3259-1844.

Um comentário:

Unknown disse...

Pessoal de Tatuí a Honesta Cia está magnífica nesta montagem!
Vale a pena conferir...o elenco, a seleção musical, o roteiro...IMPERDÍVEL!!
Ana Carneiro

Postar um comentário