sexta-feira, 19 de abril de 2013

Copa Craque do Futuro tem 54 times em sua primeira edição

Tatuí deu a largada na última sexta-feira, 12, há mais um evento esportivo inédito. Trata-se da Copa Craque do Futuro, que teve sua solenidade de abertura e rodada inaugural, no estádio Itatibão (Clube de Campo), reunindo atletas, dirigentes, além do público que lotou as arquibancadas de uma das praças esportivas mais tradicionais da cidade.

Os números da competição são impressionantes: 54 times, de oito cidades diferentes, Tatuí, Boituva, Cerquilho, Tietê, Torre de Pedra, Itapetininga, Itapeva e Sorocaba. Mais de 1.100 atletas mirins disputarão troféus e medalhas em quatro categorias: sub11, sub13, sub15 e sub17.

Uma das novidades será o sistema de disputa. A Copa Craque do Futuro terá uma fase seletiva, nas quais as equipes jogarão entre si, dentro de cada grupo. As melhores classificadas formarão a “série ouro”, enquanto as de menor aproveitamento a “série prata”. Cada uma dessas séries terá fase de classificação, semifinal e final. Os jogos acontecerão em diversos estádios de Tatuí e haverá premiação para campeões e vice de cada categoria, também para melhor goleiro e artilheiro da competição.

A cerimonia de abertura teve desfile das delegações, juramento do atleta e muitos fogos de artifícios que marcaram o início do torneio com a pira sendo acesa por um dos jogadores.

Além do prefeito José Manoel Correa Coelho, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, diversas autoridades participaram do evento, entre eles o também secretário de Administração, Marcos Rogério de Campos Camargo, o Marcos Quadra, e os vereadores André Norbal e Márcio Antônio de Camargo, Márcio do Santa Rita. Mas, uma surpresa especial foi o que empolgou o público presente e os jogadores. O craque Adhemar Ferreira de Camargo (foto), tatuiano que fez história no futebol nacional atuando no São Caetano, e chegou a atuar com destaque no exterior, na Alemanha, Coréia e Japão. Kitão, como era conhecido desde jovem nos gramados tatuianos, lembrou a importância deste tipo de evento para as crianças e jovens. “Quando a gente fala em futebol, todo mundo imagina 11 contra 11, correndo atrás de uma bola. Mas na realidade, há várias virtudes que você aprende, o companheirismo, a disciplina, o respeito, aprende a viver em sociedade, respeitar o limite do seu companheiro, respeitar o treinador. O futebol é uma lição de vida. Essas crianças que estão hoje aqui, estão praticando esporte, é uma geração de crianças saudáveis, que foge do sedentarismo”, recordou.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude destacou que Tatuí sediará no mês de julho a Supercopa Craque do Futuro. “Os melhores clubes serão convidados para participar da Supercopa Sulamericana Craques do Futuro, que acontecerá no mês de julho, reunindo times de expressão nacional, além de convidados de prestígio do nosso continente, enquanto os melhores jogadores da cidade participarão da seleção tatuiana que irá disputar esse evento também inédito”, comentou.

Primeira rodada - A rodada de abertura teve dois jogos, da categoria sub11. Na primeira partida, os Meninos de Tietê venceram o XI de Agosto por 3 a 0, enquanto no segundo confronto o Clube de Campo venceu o Santa Cruz Peraltas pelo mesmo placar. [Créditos Fotos Comunicação Tatuí - Evandro Ananias]

Nenhum comentário:

Postar um comentário