segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cooperativa de Consumo terceiriza gestão têxtil

A Coop, maior cooperativa de consumo da América Latina com 28 unidades de distribuição e sede em Santo André no ABC Paulista; a Coocerqui, com três unidades localizadas nas cidades de Cerquilho, Boituva e Itapetininga e as três unidades da Cooperbarra, em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, todas no Estado de São Paulo, optaram por terceirizar o setor têxtil a fim de aumentar a rentabilidade da categoria.

A empresa escolhida pelas três cooperativas foi a Shopping das Fábricas, de São Paulo, especializada na gestão da área têxtil, que vem ganhando cada vez mais espaço nos supermercados.

Com movimentação média de 80 mil peças de roupas por mês e previsão de chegar a 1 milhão de peças por ano, a Shopp das Fábricas, de acordo com o diretor comercial Linneu Salles Leite Neto, explora, gerencia e abastece este espaço, adequando e modernizando as instalações das lojas com o objetivo de gerar aumento de vendas e incremento de faturamento. Seu crescimento médio anual gira em torno de 12%.
O centro de distribuição próprio está localizado estrategicamente na Vila Anastácio, em São Paulo, próximo às rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco. No local, as peças são etiquetadas, embaladas e enviadas paras lojas e tem capacidade para atender pontos de vendas num raio de até 250 km de distância.

“Confecção também tem prazo de validade. Por isso, é preciso gerenciar não só o abastecimento das peças, como também reposição e substituição a fim de acompanhar sempre as tendências da moda. Podemos afirmar que a Shopping das Fábricas é a solução certa para evitar perdas de estoque e melhorar a rentabilidade por metro quadrado. Queremos ser “Benassi das confecções”, explica o executivo fazendo uma alusão à empresa referência no mercado em gestão de hortifrutis.

Essa rentabilidade é comprovada pelas empresas que terceirizaram a área de têxteis. Há três anos, em parceria com o Shopping das Fábricas, a Coop vem realizando uma série de mudanças na área de confecções. Inicialmente foi feito um projeto piloto em três unidades e logo em seguida foi estendido para as demais, totalizando 14 lojas que trabalham com têxtil. Essas lojas já estão com um layout mais moderno e maior mix de produtos.

A Cooperbarra também terceiriza a gestão do setor têxtil e segundo Vicente Souza Barretos Filho, gerente comercial, este trabalho é bastante diferenciado. “A Shopp das Fábricas cuida de tudo, desde o estoque, reposição e mudança de coleções. Não precisamos nos preocupar com nada, sem contar que sua logística é bastante eficiente”, acrescenta o gerente.

Perfil: A Shopping das Fábricas é uma empresa de varejo e está no mercado desde 1993. Iniciou suas atividades com vendas in company e hoje, além da gestão do setor têxtil possui também lojas próprias na capital de São Paulo e cidades do Interior. Trabalha com renomadas marcas nacionais e importadas e entre seus clientes constam ainda a Tam, Citibank, Hospital Albert Einstein, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário