sexta-feira, 19 de abril de 2013

‘Como Fazer Teatro em 5 Lições’ é atração no Teatro Procópio Ferreira

Espetáculo da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí é apresentado no sábado 27

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí  faz no sábado, 27, nova apresentação do espetáculo “Como Fazer Teatro em 5 Lições”. Com texto e direção de Carlos Ribeiro, o espetáculo será apresentado a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415. Os ingressos custam R$ 12 (R$ 6 idosos, estudantes e aposentados) e podem ser retirados de terça a sexta, das 18h às 19h, e no dia do evento a partir das 18h.

O espetáculo “Como Fazer Teatro em Cinco Lições” surgiu de uma encomenda feita pela coordenadoria artística do Conservatório de Tatuí, dentro da proposta de produzir espetáculos que não apenas difundissem obras destinadas à interpretação de grupos artísticos, mas que revelassem, também, a estrutura de funcionamento destes grupos e o processo de criação destes espetáculos. “Nossa primeira referência eram os concertos didáticos realizados pela banda e orquestra sinfônicas do Conservatório. No caso das orquestras e bandas, todos os elementos que compõe o concerto são visíveis ao público (com exceção, talvez, do trabalho dos arquivistas e montadores). No caso do teatro, a parte visível refere-se principalmente aos atores, e ao resultado do trabalho do diretor, cenógrafo, figurinista, sonoplasta, maquiador, contrarregra, maquinista, produtor, bilheteiro, camareiro e demais funções, cujos protagonistas não estão objetivamente na cena”, iniciou o diretor. “Na primeira etapa da criação do espetáculo, enumeramos estas funções e determinamos que os atores desenvolvessem personagens referentes a essas funções, para termos uma base para o desenvolvimento do roteiro de cena. A partir destas criações, selecionamos quais personagens e situações seriam interessantes para o texto final e optamos por um modo de contar a história.”

A peça trata de como uma palestra sobre “Como Fazer Teatro em 5 Lições”, ministrada por um crítico teatral, é comentada e interrompida por um coro grego, por um diretor, atores e técnicos de teatro, criando uma atmosfera cômica. No segundo ato, é apresentada uma versão reduzida de “Romeu e Julieta”, utilizando todas as referências citadas no primeiro ato, mas buscando o registro, não mais cômico, mas sim, sublime e dramático. “O título da peça é, obviamente, uma piada. Talvez, o que exista de mais ‘didático’ neste trabalho, não seja toda a exposição teórica do primeiro ato, mas, sim, os vinte minutos de Shakespeare do segundo ato. O trabalho nos fez repensar muito sobre esta nobre arte e esperamos que estes questionamentos motivem nossos espectadores a refletir sobre a vida e sobre suas representações”, afirmou Ribeiro.

Estão no elenco da temporada deste ano do espetáculo os atores Adriana Afonso, Carlos Doles, Daniele Silva, Fernanda Mendes, Hugo Muneratto, Marcos Caresia e Rogério Vianna, além dos alunos-bolsistas Gabriela Brancalhão, Leonardo Thim, Lucas Fernandes, Nathalie Ferreira Abreu, Rafael Maffi, Roberta Marcondes, Thais Cunha Almeida e William Galvão Priante. O espetáculo tem Dalila Ribeiro como assistente de direção, que também assina a maquiagem. A ficha técnica inclui ainda música de Hugo Muneratto, cenografia de Jaime Pinheiro e figurinos de Carlos Alberto Agostinho. [Foto: Divulgação / Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí]
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí reúne profissionais e alunos avançados do Curso de Teatro Adulto. A Cia. apresenta-se em cidades do interior do Estado de São Paulo e participa de festivais nacionais. Além da peça “Como Fazer Teatro em Cinco Lições”, a Cia. tem em seu repertório as peças “Rosa de Cabriúna”, de Luís Alberto de Abreu, e “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário