terça-feira, 10 de julho de 2012

Rotaract Club de Tatuí inaugurou novo modelo de parceria do projeto 'Adote Uma Praça'


O projeto Ideal de Servir, do Rotaract Club de Tatuí, em parceria com o projeto Adote Uma Praça, da Prefeitura de Tatuí, inaugurou um espaço recreativo na praça do Jardim Wanderley, que também recebeu um ‘marco rotaractiano’  O projeto Ideal de Servir do Rotaract é feito para marcar o final da gestão que termina em junho de cada ano. O ano Rotário começa em julho de um ano e acaba em julho do próximo. Michel A. de Oliveira foi eleito para a presidência do Rotaract Club de Tatuí no período 2012/2013

Moradores do Jardim Wanderley e autoridades do município conheceram, na manhã do dia 30 de junho, o mais novo sistema de lazer público do município: a praça “José Florêncio – Zezinho Barbeiro”. Entregue oficialmente em solenidade pela manhã, o espaço é o 15º reformulado pelo projeto “Adote uma Praça”, firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e instituições privadas.

A praça é também a primeira em que o parceiro ficou encarregado apenas da reformulação. Até então, os colaboradores eram incumbidos de garantir a manutenção do espaço. “Aqui, foi um pouco diferente das demais praças. O Rotaract Club de Tatuí fez todo o investimento e, daí para frente, nós, a própria Prefeitura, assumimos”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Marcello Ribeiro da Silva.

Segundo ele, a secretaria optou por permitir que o clube de serviços – que reúne jovens e é vinculado ao Rotary Club Tatuí – fizesse a adaptação e não a manutenção em função da natureza da instituição. “Eles são iniciativa privada, mas o Rotaract é um clube de serviços e funciona um pouco diferente das empresas. Aí, decidimos mudar o foco de maneira que atendesse ambas as partes (a Prefeitura e o clube) e, principalmente, a comunidade”.

Ainda conforme Silva, o novo modelo de parceria abriu precedente para que novos clubes, grupos e até mesmo igrejas venham a adotar espaços públicos. “Nós queremos que essas pessoas venham até nós, para que possamos fazer da mesma maneira. Às vezes, um grupo pode ficar preocupado com a manutenção. Então, podemos estudar, conversando e vendo outras maneiras diferentes, ou iguais a essa”, salientou.

Para ele, além de permitir a recuperação de espaços de lazer, o Adote uma Praça representa convite à população no sentido de que ela colabore com o poder público. “É muito importante que a comunidade se envolva, para evitarmos que haja o vandalismo, a destruição, a pichação”, disse o secretário.

O projeto entre Prefeitura e iniciativa privada tem como objetivo promover o “ajardinamento e a conservação de praças, canteiros centrais, áreas verdes e sistema de lazer”. Em Tatuí, ele deve ser estendido a mais quatro espaços públicos até o final de agosto. “O convênio é um sucesso. Se Deus quiser, até o final do ano, vamos atingir a meta de 25 praças”, disse.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo elogiou o trabalho do Rotaract. “O presidente do clube foi muito modesto quando disse que essa era uma pracinha. Pelo contrário, era uma pracinha. Hoje é uma ‘praçona’”, iniciou o discurso.

Gonzaga afirmou, ainda, que ficou feliz não só com o resultado do investimento feito pelo clube de serviços, mas pelo engajamento dos jovens. “Eu, como prefeito, fico muito feliz vendo a juventude assumir o seu papel, ocupar o seu espaço”.

Em discurso, o prefeito também disse que a reforma do espaço atende reivindicação de moradores do Jardim Wanderley e do entorno, e que o Executivo, atualmente, mantém um “importante canal de comunicação com a população”.

“É importante termos essa facilidade. E isto tem sido uma marca da nossa gestão. Fazemos questão de ouvir as pessoas, de ouvir as reclamações e de procurar encaminhá-las e fazer com que o povo realmente seja ouvido”, afirmou.

Gonzaga argumentou que, “ao dar voz aos moradores, a gente erra muito menos”. Também declarou que fica satisfeito quando é cobrado. Segundo ele, esse é um sinal de que a população entende que o prefeito vai atender aos pleitos. “Quando a população provoca o prefeito, ela o faz porque sabe que ele vai dar sua resposta. E nós temos dado, com apoio da sociedade e das empresas, as respostas aos questionamentos que a cidade nos tem apresentado”.

Ainda em discurso, Gonzaga pediu a colaboração dos moradores da região do Jardim Wanderley para conservar o novo espaço público. Segundo ele, somente o engajamento da população (estimulado pelo Adote uma Praça) pode evitar que depredações venham a ocorrer e que a população da região perca o novo dispositivo de lazer.

“Muitas vezes, o gestor fica desanimado. Ele faz uma praça e, logo em seguida, ela é objeto de vandalismo, e todo o investimento é perdido”, lamentou.

O prefeito afirmou que a praça é patrimônio do bairro e que, como tal, deve ser conservada. “É importante que os vizinhos nos ajudem a manter este bem que não é do prefeito, não é da Prefeitura, é da população da nossa cidade. Isto que é importante dizer ao povo: vamos zelar pelo que é nosso”, disse ele, fazendo, na sequência, apelo aos habitantes da região: “Quer pedir a vocês que nos ajudem a conservar essa praça, e que ela permaneça sempre bonita”.

Obras

A praça José Floriano – Zezinho Barbeiro foi “adotada” pelo Rotaract Club há pouco mais de um mês, por iniciativa do próprio clube de serviços. O espaço recebeu novo projeto paisagístico e equipamentos de lazer voltados a crianças.

“Nós já tínhamos a ideia de fazer um parquinho em algum espaço público para beneficiar a população, e escolhemos o Jardim Wanderley em função da necessidade do bairro e pela região que ele abrange”, explicou o presidente da instituição parceira, Carlos Eduardo Olivier Júnior.

A partir de negociações com o Executivo, o clube ficou responsável pela recuperação da área, que ganhou um parquinho e um marco rotaractiano. “Acertamos que a Prefeitura ia dar continuidade à manutenção, já que o Rotaract não pode oferecer esse trabalho”, comentou o presidente. Segundo ele, a praça representa o primeiro setor de lazer montado pelo clube no município.

Em Tatuí, o Rotaract já atuou na implantação de centro médico no Lar São Vicente de Paulo e junto à clínica de fisioterapia do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) – ambos na área da saúde. O clube também auxiliou a Litac (Liga Tatuiana de Apoio aos Cancerosos) e “diversas outras instituições filantrópicas”.

Para montar o parquinho, os membros do clube realizaram diversas ações com objetivo de angariar fundos. O Rotaract Club investiu, aproximadamente, R$ 6.000 no espaço, e recebeu apoio de diversos colaboradores. Entre eles, da arquiteta Veridiana Petinelli, que assinou o projeto.

A reforma durou 30 dias. “Foi um recorde, mas foi muito bom. Embora tenha chovido quase duas semanas, nós conseguimos terminar no prazo. Fizemos de tudo para inaugurá-la hoje, e a aceitação está sendo excelente”, disse Júnior.

Ao lado do prefeito, o presidente fez o descerramento da placa inaugural da praça e do marco rotaractiano, instalado no meio do espaço público. O evento teve participação de membros do clube de serviços e do sócio fundador do Rotary Club de Tatuí, Simeão José Sobral, bem como de familiares de Zezinho Barbeiro.

Acompanharam a solenidade – e participaram dos descerramentos – os filhos do homenageado, Bernadete Florêncio e Ricardo Florêncio, a nora Sônia Oliveira Peixoto, os netos Juraci Oscar Júnior, Sandra Oscar e a bisneta Natália Oscar.

Em nome da família, o neto do homenageado agradeceu as autoridades presentes pela lembrança e parabenizou Gonzaga pela iniciativa e “pelo dinamismo” da administração. Também agradeceu a arquiteta rotariana e pediu apoio da população para que o local seja conservado.

“Meu avô era narcisista, vivia no espelho, se cuidando. Quem o conhecia sabe disso. Então, gostaria de pedir à população que cuidasse bem dessa praça”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário