terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mostra Paralela de Teatro reúne mais de 400 pessoas na Praça

A Praça da Matriz recebeu nos dias 16 e 17 a Mostra Paralela do 23º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo. Essa mostra é realizada pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos em parceria com a Prefeitura de Tatuí.

       No dia 16, o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua apresentou a peça O Básico do Circo, dirigido por Marcos Pavanelli. O espetáculo contou a história de uma trupe circense que recebe em sua companhia uma nova bailarina, desastrada e trapalhona. Os palhaços fazem de tudo para ter sua atenção.enfrentando até mesmo o dono do circo.                                                                                 

Já no dia 17, o Grupo Buraco D’Oráculo apresentou o espetáculo “Ser TÃO Ser - Narrativas da Outra Margem”, dirigido por Adailton Alves. A peça é construída a partir das histórias de vida dos moradores da região do extremo leste de São Paulo.

       Segundo o diretor de Cultura da Prefeitura de Tatuí, Rogério Miranda, cerca de 430 pessoas prestigiaram os espetáculos teatrais nestes dois dias.

  

Sai edição outubro/novembro da revista ENSAIO

A capa desta edição é uma cena do espetáculo “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, da cidade de Iracemapólis. O espetáculo, encenado por atores com média de nove anos de idade, foi um dos selecionados para a Mostra Principal do XXIII Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo). O evento contou com oficinas, palestras, debates e, ainda, uma Mostra Paralela que privilegiou o teatro de rua.

Conservatório de Tatuí inscreve para Festival ‘Raiz e Tradição’ até esta quinta-feira

Ação visa valorização do cururu no Estado de São Paulo

O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para o “Raiz e Tradição”, uma das ações realizadas pelo Governo de São Paulo no Festival de MPB de Tatuí. As inscrições devem ser enviadas pela secretaria ou departamento de cultura de cada município do Estado de São Paulo até o dia 21 de outubro. Os vencedores receberão troféus e prêmios em dinheiro.

Realizado com apoio da Prefeitura de Tatuí, o evento acontecerá nos dias 7, 14 e 21 de novembro, sempre a partir das 16h, na Concha Acústica. Serão duas fases distintas – duas semifinas e uma final - com objetivos de proteger e difundir as manifestações da tradição, da memória e da diversidade cultural do interior paulista, em caráter competitivo.

O Festival Raiz e Tradição estimula a difusão do Cururu do Estado de São Paulo, visando a integração, intercâmbio e congraçamento entre os cururueiros, multiplicação do conhecimento, divulgação da cultura popular de raiz do Estado de São Paulo e do gênero como forma legítima de expressão da raiz da música brasileira, a ser preservada em nome das legítimas e ricas manifestações populares.

Cada município do Estado de São Paulo deverá ser representado na disputa por apenas uma dupla, escolhida a critério de sua Secretaria ou Departamento de Cultura. A comissão organizadora selecionará oito duplas que vão disputar, em dois grupos distintos, duas semifinais. Quatro duplas disputarão a final, no dia 21 de novembro. Em todas as etapas serão avaliados itens como “baixão (abertura)”, “interpretação”, “afinação”, “ritmo e entrosamento com o violeiro” e “presteza na resposta e na sequência do tema sorteado/ respeito ao tempo delimitado”.

 As quatro duplas finalistas receberão ajuda de custo no valor de R$ 500 cada uma. A dupla campeã receberá prêmio de R$ 1.000. As que ficarem em segundo, terceiro e quarto lugares receberão, respectivamente, prêmios nos valores de R$ 800, R$ 600 e R$ 400. Todas as duplas receberão, ainda, troféus. Um troféu especial, nomeado “Noel Mathias” (cururueiro destacado falecido recentemente), será entregue a um destaque individual do evento.

Dividido em três atividades distintas, o Festival de MPB de Tatuí também contempla a valorização do cururu, manifestação folclórica bastante presente em São Paulo. Além do Raiz e Tradição – II Torneio Estadual Cururu Vivo, o Festival de MPB conta com o Certame da Canção e o Painel Instrumental.

‘Rosa de Cabriúna’ é classificado para 38º Fenata, no Paraná

Depois de ser premiado no Rio de Janeiro, o espetáculo “Rosa de Cabriúna” foi classificado para outro dos mais tradicionais festivais do País. Em setembro, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí foi classificada para participar do 38º Festival Nacional de Teatro – FENATA, a realizar-se de 4 a 11 de novembro, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais/Divisão de Assuntos Culturais, em Ponta Grossa – Paraná.

O grupo deverá se apresentar no dia 6 de novembro, às 20h30, no Cine-Teatro Ópera Auditório A.

O festival é patrocinado pela concessionária CCR RodoNorte. O Fenata e o ‘Fenatinha’ (versão infantil) serão realizados em Ponta Grossa e cidades da região, com espaço também para espetáculos de rua, bonecos e mostras alternativa e especial – (para portadores de necessidades especiais e pessoas carentes, em creches, escolas especiais e hospitais).

O festival pretende superar a marca de 35 espetáculos apresentados por 32 companhias, em 2009, quando chegou a 81 apresentações e público de 20 mil pessoas. O evento é realizado ininterruptamente desde 1973.

Para a edição de 2010, foram inscritos, além de “Rosa de Cabriúna”, outros 62 espetáculos das cidades de Curitiba, Londrina, Pinhais (Paraná), Americana, Atibaia, Campinas, Caraguatatuba, Jacareí, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santos, São Paulo (SP), Florianópolis, Joinville (SC), Caxias do Sul, Porto Alegre (RS), Japeri, Rio de Janeiro (RJ), Guaçui (ES), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Caldas, Uberlândia, Vespasiano (MG), João Pessoa (PB) e Lauro de Freitas (BA).

‘Compositor fantasma’ da trilha de Missão Impossível será homenageado na sexta-feira

Show da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí traz seleção de obras de Moacir Santos

Uma das lendas da música está relacionada à autoria da trilha de “Missão Impossível”, uma das mais reconhecidas do cinema. Há muitos que afirmam que o verdadeiro compositor dela é o pernambucano Moacir Santos. Verdade ou não, fato é que o brasileiro compôs várias trilhas anonimamente no período em que morou nos Estados Unidos – e, entre elas, possivelmente a obra criada em 1966. O compositor e arranjador será homenageado pela Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, no próximo dia 22 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, sob coordenação de Paulo Flores.

 As músicas que serão apresentadas no show fazem parte dos discos “O Maestro” (de 1972, indicado ao Grammy) e “Saudade” (de 1973), todas adaptadas pelo grupo sem perder a mão de Santos, mantendo todas as características dos arranjos originais com uma outra instrumentação.

 O maestro, arranjador, instrumentista, compositor pernambucano Moacir Santos foi professor de Nara Leão, Baden Powell, Paulo Moura, Eumir Deodato, Airto Moreira, entre outros. Compôs, com Vinicius de Moraes, clássicos como "Triste de Quem", "Lembre-se" e "Se Você Disser Que Sim", além do sucesso dos anos 60 Nanã.

 É pouco para que seja conhecido no Brasil, naturalmente, a não ser pelos ouvintes atentos do "Samba da Bênção" (1962), de Baden Powell e Vinicius de Moraes. “Seu talento só foi reconhecido quando fixou residência fora do Brasil, em 1967 na Califórnia, onde passou a lecionar música depois de uma brilhante carreira de 18 anos, como arranjador e regente da rádio Nacional, no Rio de Janeiro”, disse Paulo Flores, coordenador do grupo.

 "Estava ficando difícil viver aqui. Cheguei a pensar em colocar meu carro na praça", lembra Santos, que nos primeiros tempos ganhou a vida tocando piano numa igreja batista, em Los Angeles. Também trabalhou como "músico fantasma", fazendo arranjos para filmes de Hollywood, sem receber créditos.

 Quando perguntado das trilhas anônimas que criou, principalmente a mais famosa e mais tocada em todo o mundo, criada em 1966 para a série Missão Impossível, ele desconversava – “Isso faz muito tempo, fiz muitas trilhas para muitas coisas, mas não me lembro delas não!”. O maestro voltou a ser notícia nos meios musicais brasileiros com o lançamento do CD duplo "Ouro Negro", com 28 faixas, no qual mostra toda sua inventividade e atualidade.

domingo, 17 de outubro de 2010

artigos... PAULO SETÚBAL EM LAGES



Do Blog LAGES HISTÓRICA, 20 de Outubro de 2007

Advogado, jornalista, ensaísta, poeta, político, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos mais importantes romancistas da história da literatura brasileira. Foi ainda membro da Academia Paulista de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de Ouro Preto e Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco.

Qual a ligação deste ilustre paulista, com a História e a cultura lageana?

Nascido aos 10/01/1893, em Tatuí, SP, e órfão de pai aos quatro anos, estudou as primeiras letras em sua terra natal. Já adolescente, segue para a capital paulista onde cursando Humanidades no Ginásio Nossa Senhora do Carmo, dos irmãos maristas, desperta-lhe o interesse pela literatura e pela filosofia. Ainda em São Paulo, cursando o segundo ano da faculdade Direito, inicia sua carreira jornalística no diário “A Tarde”, primeiro como revisor, depois redator e por fim como poeta destacado. Nesta época foi acometido de tuberculose e se recolhe, por algum tempo, na serra paulista (Tatuí e Campos do Jordão) buscando recuperação de sua saúde, retornando então a São Paulo onde conclui bacharelado em Direito em 1914. Advogado, exerceu o cargo de Promotor Público da capital paulista, período durante o qual colaborou para quase todos os jornais e revistas brasileiras da época.

Em 1918, já atuando como bem sucedido advogado em São Paulo, foi Paulo Setúbal uma das primeiras vítimas do surto de gripe pneumônica que irrompia por todo o país e conhecida com o nome de “espanhola”. O estado de saúde de Paulo Setúbal chegou então a ser desesperador, tendo estado por vários dias entre a vida e a morte. Jovem ainda, seu organismo reagiu ao quadro mais grave, mas foi proibido pelo seu médico de permanecer em São Paulo. Era necessário novamente deixar a agitada vida citadina e buscar repouso e recuperação em campos serranos.

Mas desta vez são “as virtudes tonificantes dos ares lageanos” que surgem como melhor alternativa para Paulo Setúbal, a partir do convite feito por seu irmão mais velho, João Batista Setúbal, então residente em Lages. João Batista era proprietário do “Armazém Paulista” e casado com uma filha do estancieiro João Severiano Waltrick.

Inicialmente apreensivo com o necessário afastamento de um grande centro urbano e com o futuro convívio com a cultura de uma “pequena cidade” ou de “um desses lugarejos campôneos”, já no caminho de chegada o espírito sensível de Setúbal deixa-se cativar e surpreender pelas “deliciosas serras” do planalto catarinense. Ao final do ultimo dia de viagem, já nos campos de Lages assim deixou registrado em sua memórias a sua chegada:

"E súbito, ao pôr do sol, na cinza violácea do crepúsculo, na última lomba, que se erguia como último elo, distende-se ante nós, com suas umbrelas altas, com seus velhos troncos, nodosos e patriarcais, o mais belo, o mais suntuoso, o mais admirável bosque de pinheiros que já me foi dado contemplar!
Tão poético, tão lindo, que eu, chafurdado no automóvel, os olhos escancarados, a boca aberta, só podia lançar ao meu vizinho as exclamações do Jacinto, no burro do Sancho, subindo a estrada de Tormes:
Que beleza! Que beleza!"

Pouco tempo após Paulo Setúbal já escreve sobre a surpresa que viveu ao chegar em Lages, antevendo o que hoje se concretiza: Lages, como a capital nacional do Turismo Rural:

"Cidade pequena, é certo, mas graciosa, pitorescamente aninhada num espigão de morro, com gentes boas e acolhedoras, e sobretudo, novidade saborosa para quem vinha do sul, com as suas grandes estâncias de gado, e sua vida gauchesca tão colorida e típica, que é um dos encantos do Brasil rural."

Reconhece Nereu Corrêa que, em suas memórias, Setúbal “não poupa elogios à hospitalidade e aos foros de civilidade da família lageana”, como se pode ver nas seguintes palavras:

"Em bem poucos lugares do Brasil – di-lo no mesmo artigo-, haverá outra terra igual, com outra mocidade tão disposta, e outra sociedade tão garbosa e alegre como a sociedade de Lages (...)."

Em Lages encontrou recuperação da ”gripe espanhola”, atuou como advogado e participou ativamente da vida social e dos movimentos culturais locais, tendo colaborado por diversas vezes com artigos e poesias publicados nos jornais da época: O Planalto e o Lageano. Registre-se, como bem observado por Nereu Corrêa, o mérito de nossa imprensa local, em reconhecer e prestigiar o talento de Paulo Setúbal, antes mesmo de sua cidade natal e da sua imortalização na Academia Brasileira de Letras.

E foi justamente durante sua permanência em Lages que Paulo Setúbal inicia sua principal fase de produção literária. Aqui revisou parte de o seu livro de estréia “Alma Cabocla”, iniciado em Tatuí e complementado no período que compreende sua estadia em Lages e seu retorno a São Paulo. Não bastasse toda a consideração com nossa terra e nossa gente, registrada em seus artigos, correspondências e em suas memórias, Paulo Setúbal também os imortaliza na literatura nacional, contemplados que estão na influência da redação de parte dos versos que compõe “Alma Cabocla”, publicado em 1920 pela “Revista do Brasil”:

O meritório e dedicado trabalho do Sr. Danilo Thiago de Castro, preservando os jornais de Lages da época, propiciaram a Nereu Corrêa, reconstituír em detalhado e primoroso estudo a História da permanência e da atuação literária de Paulo Setúbal em Lages, publicado em 1978 sob o título “Paulo Setúbal em Santa Catarina”, leitura obrigatória para todos os interessados por literatura brasileira ou pela História de Lages. Além do material pesquisado no acervo do Museu Thiago de Castro (que até hoje mantém importantes manuscritos de Paulo Setúbal daquela época) em sua obra Nereu Corrêa cita as passagens referentes a Lages contidas em “Confiteor”, memórias redigida por Paulo Setúbal em 1937, e ainda, preciosas informações coletadas em entrevistas prestadas por contemporâneos de Paulo Setúbal em Lages tais como os srs. Almiro Lustosa Teixeira Freitas e Salustiano Ramos.

Em Lages, bem sucedido como advogado, e iniciando sua rica tragetória literária, Setúbal levava, paralelamente, uma vida pouco regrada de solteiro, às voltas com mulheres e com o jogo, da qual logo se cansou, tendo retornado para São Paulo, se reestabelecendo como advogado, casando e dando prosseguimento ao trabalho literário. Chegou a ser eleito deputado estadual (1928 / 1930), renunciando ao mandato por problemas de saúde (tuberculose). Assim resume sua recuperação à época:

"(...) e fui encontrar, nesses desvão de serras, essa encantadora Lages, com seu sossego eterno, com sua remansada paz, onde refiz a alma, retemperei o espírito, e remendei um pouco a minha pobre saúde tão esburacada pela gripe. E lembro-me de tudo."

Mestre que era em romancear fatos do passado, tornando-os vivos e agradáveis à leitura, Paulo Setúbal alcançou o mérito de ter sido um dos escritores mais lido do país e chega ao apogeu ao ser eleito para a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras em 06/12/1934, sucedendo a João Ribeiro, cadeira para a qual foi recebido em 27 de julho de 1935. Dentre as obras de Paulo Setúbal destacam-se: Alma Cabocla, poesia (1920); A Marquesa de Santos, romance-histórico (1925); O Príncipe de Nassau, romance histórico (1926); As Maluquices do Imperador, contos-históricos (1927); Nos Bastidores da História, contos (1928); O Ouro de Cuiabá, história (1933); Os Irmãos Leme, romance (1933); El-dorado, história (1934) e O Romance da Prata, história (1935). A Fé na Formação da Nacionalidade, ensaio (1936) e Confíteor, memórias que ficaram inacabadas (1937).Paulo Setúbal faleceu em São Paulo, SP. no dia 04 de maio de 1937.

Sobre Lages, em especial, ainda deixa Paulo Setúbal registrado um sentimento certamente compartilhado por muitos lageanos e visitantes:

"... Mas o fato é que sempre me acodiu à lembrança com muitas e largas saudades, as mais fundas recordações desta boa cidade e desta boa gente. Lages foi o oásis da minha vida (...)."

Postado por Tânia Arruda Kotchergenko, Sábado, Outubro 20, 2007 
Marcadores: Paulo Setúbal
3 comentários:

 Köhler disse...
Olá Tânia,
Excelente artigo.
É a história de Lages sendo contada por você. Continue.
Do ponto de vista familiar, vi-me (e Nilse) no contexto do artigo de Paulo Setúbal, pois o irmão deste, João Batista Setúbal, era casado com "a filha do estancieiro João Severiano Waltrick", por sinal, pai de Luiz de Oliveira Waltrick, avô de minha mulher Nilse (filha de Nery Waltrick). Isto considerado, a esposa de João Batista Setúbal (e cunhada de Paulo Setúbal) era irmã de Luiz de Oliveira Waltrick, sendo tia-avó de Nilse.
Interessante, vimo-nos inseridos no contexto da história de Paulo Setúbal.
Um grande abraço curitibano a você,
Gerson e Nilse (Waltrick) Köhler
em 20.10.07 - Curitiba/PR

20 de outubro de 2007 21:32
 Guilherme Floriani disse...
Querida Tânia,
Muito bom artigo, melhor ainda a iniciativa. A história de Lages merece ser reencontrata. É interessante como alguém quase de fora observou e vivenciou Lages no início do século. Encontrei nos jornais da época alguns comentários hilários sobre a pecuária e economia, que denotam como era a prática, e a crítica política da época.
Muito melhor ainda nas linhas tão bem escritas. Por isto, parabéns triplo.

22 de outubro de 2007 10:36
 Roberto disse...
Parabéns Tânia por sua excelente apresentação.
Roberto Sandoval

7 de maio de 2009 22:03

documento...CRIAÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA DE TATUÍ

LEI N. 1, DE 20 DE JANEIRO DE 1841

Rafael Tobias de Aguiar, Presidente etc.
Artigo Unico. - Fica creada uma escola de primeiras lettras em Tatuhy com o ordenado marcado para as villas de serra acima, e sujeito á reducção de que trata o art. 1.º da lei provincial de 24 de março de 1835 ; revogadas para este effeito quaesquer disposições em contrario.

Parentes enterram pessoa errada em Tatuí

Um erro no reconhecimento levou uma família de Tatuí a enterrar por engano um desconhecido no lugar de um parente. O erro ocorreu no feriado de terça-feira, 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e está causando problemas a Marcos Ribeiro Rodrigues. O suposto morto teve de comparecer, na manhã de sexta-feira, 15, à Delegacia Central para retificar o boletim de ocorrência, registrado por seus familiares.

A confusão teve início quando Isabel Cristina de Miranda, prima de Rodrigues, recebeu a notícia de que ele havia sido atropelado. “Moro na rua onde o carro atropelou uma pessoa. O carro de uma funerária foi na minha casa, guiado por uma vi-zinha que mora acima”, contou Miranda. Na ocasião, ela soube que o corpo do primo estaria no pronto-socorro, aguardando o reconhecimento. “Me perguntaram se eu tinha um primo e deram as características físicas da pessoa que havia morrido depois de ser atropelada. Me espantei e fui com o pessoal da funerária ao ambulatório”, contou.

Nervosa, a prima de Rodrigues dirigiu-se até o pronto-socorro, acompanhada da vizinha. No meio do caminho, ficou sabendo que a vítima do atropelamento - que poderia ser seu primo - havia falecido em decorrência das gravidades dos ferimentos. “Eu nunca passei por isso, fiquei muito nervosa. Quando abriram a porta, o corpo estava todo coberto, dos pés à cabeça. Apenas o rosto foi descoberto, e eu estava nervosa. Ai, então, acabei achando que era o meu primo mesmo”, explicou.

Miranda contou ainda que “entrou em desespero e começou a chorar” quando soube, pela funerária, que seu suposto primo seria enterrado como indigente. “Os pais dele estão mortos, mas eu disse que não aceitava que o enterrassem como indigente, pois ele tem irmãos. Disse que daria um jeito de enterrá-lo”, afirmou. Depois de conversar com funcionários da funerária, a prima conseguiu um prazo de quatro dias para que o funeral fosse realizado. “Ja era noite, eu sozinha fui atrás de meu irmão para que ele me ajudasse a encontrar os irmãos do meu primo”, lembrou Miranda.

Como a família de Rodrigues reside em Iperó, a prima teve de contar com a ajuda de outros parentes para “localizar todo mundo”. “Minha filha tem um amigo lá (em Iperó) que encontrou o irmão do meu primo”, disse. Em Tatuí, o irmão também teria, “sob forte emoção”, reconhecido a vítima como sendo Rodrigues. Na sequência, houve o velório e o enterro.

O suposto falecido soube, na rua, que tinha sido dado como morto. Em seguida, dirigiu-se até a casa da prima para “avisar que estava vivo”. No meio do caminho, foi reconhecido por um membro de uma igreja que ele frequentava. “Essa pessoa ligou para mim, para perguntar se ele tinha falecido mesmo. Me disse que estava vendo ele. Na hora, pensei que estava louca”, falou Miranda. Ela comentou que só se convenceu de que o primo estava vivo depois que conseguiu falar com ele, por telefone.

A família adiantou à reportagem que está decidindo se retira ou não o morto, agora desconhecido, do jazigo. Já Rodrigues vai ter de provar, na Justiça, que está vivo. Isso porque seus parentes já providenciaram sua certidão de óbito. Conforme explicou o delegado do 2º Distrito Policial, para aonde o caso foi encaminhado, Paulo César Tolentino, Rodrigues teve de fazer uma retificação do boletim de ocorrência, mencionando que não teria sido a vítima. Em outras palavras, Rodrigues vai ter que provar que não está morto. Ele também terá de acionar o cartório de registro civil para cancelar a certidão de óbito expedida em seu nome.

O passo seguinte é encaminhar um ofício ao IML (Instituto Médico Legal), solicitando a alteração do laudo necroscópico, feito em seu nome. “Essa seria a correção dos registros feitos. Aí, nos sobra investigar quem é realmente a pessoa falecida. Não temos a identificação da pessoa enterrada, temos apenas a coleta das impressões digitais, que encaminharei para São Paulo”, explicou o delegado. Caso o reconhecimento não seja possível, há a possibilidade de um exame de DNA.


Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5.463, de 17.10.2010

sábado, 16 de outubro de 2010

ADONIRAN BARBOSA canta VIADUTO SANTA EFIGÊNIA, dele e do tatuiano ALOCIN

SESI realiza evento recreativo exclusivo para filhos dos industriários

No próximo dia 17, domingo, o SESI de Tatuí realizará o evento Festança, que é o antigo Recreança, mas agora o evento é exclusivo para filhos de funcionários das indústrias de Tatuí e região. Os tradicionais brinquedos infláveis, brincadeiras, jogos e gincanas serão algumas das atrações. O público alvo são crianças de 4 a 12 anos.

Fonte: Redação Central de Rádio

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Curso de Jardinagem forma a sua primeira turma

Parceria deve garantir o início de novas turmas do curso de Jardinagem.

Na quarta-feira, dia 13, formaram-se os 17 participantes do 1º Curso de Jardinagem, realizado em parceria pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Sesi de Sorocaba e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. A cerimônia aconteceu no Pólo de Assistência Social, no bairro Vale da Lua. Os alunos que integraram esta primeira turma foram selecionados através do Programa Bolsa Família.

            Foram 30 horas/aula distribuídas em 5 semanas. Para a capacitação, a bióloga Cristiane Lima, professora do Sesi, ministrou o curso que, em uma de suas aulas práticas, os alunos revitalizaram o jardim da Capela da do Pólo Assitencial. A capela, que foi restaurada, foi abençoada no evento pelo diácono Luís Carlos Camargo. A reforma foi organizada pelo Fusstat em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura.

            Na cerimônia, estavam presentes o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, a primeira-dama e presidente do Fusstat Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito Luiz Antonio Voss Campos (secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social) e o presidente da Câmara Municipal José Tarcísio Ribeiro. Duas formandas, Marta Pinho Guimarães e Benedita Conceição Ribeiro, deram depoimento, demonstrando a satisfação com o conhecimento adquirido e houve a entrega dos certificados e um DEV com fotos do decorrer do curso para cada aluno. Após a cerimônia o projeto ginga de capoeira fez uma apresentação e o professor Lablak falou sobre o prazer que tem em trabalhar em projetos sociais.

            A coordenadora do curso, Michele Antunes Ribeiro, acredita que esta fase do Bolsa Família, ou seja, a de capacitar seus beneficiados, é uma das mais importantes do programa por ser uma forma de eles gerarem renda própria. Novos projetos de cursos ligados ao Programa Bolsa Família estão sendo estudados e a 2ª turma de jardinagem está com início das aulas previsto para o próximo dia 27.

            Interessados em integrar a nova turma do curso de jardinagem devem ter no mínimo 18 anos de idade, ser beneficiado pelo Programa Bolsa Família e procurar a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Avenida Senador Laurindo Dias Minhoto nº 310, Vila Dr. Laurindo; telefone 15-3259-6664). As aulas são todas as quartas-feiras, a partir do dia 27 de outubro, das 9 às 16h, com uma hora de almoço e durante cinco semanas.

Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto de aniversário, dia 20

A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí faz no próximo dia 20, a partir das 20h30 no Teatro Procópio Ferreira, sob regência do maestro Juliano de Arruda Campos, concerto que celebra seu primeiro ano de reestruturação. A apresentação terá entrada franca com ingressos disponíveis antecipadamente de terça a sexta, das 15h às 19h, na bilheteria do teatro.
No programa, estão obras de Carl Stamitz – “Concerto para Flauta e Orquestra em Sol Maior Op. 29” -, que terá solo de Lucas Rodrigues da Costa; e de Ludwig van Beethoven - Sinfonia nº 1 em Do maior Op. 21.
Este será o 10º concerto da orquestra e, nele, o grupo apresenta sua primeira sinfonia de Beethoven. “Também teremos um concerto para flauta escrito por Carl Stamitz, compositor também alemão, que será executada pelo jovem solista Lucas Rodrigues da Costa que sai de dentro da orquestra após conquistar o direito participando de uma prova interna da orquestra”, comenta o maestro Juliano de Arruda Campos. “Neste ano, ao longo destes dez concertos, apresentamos importante repertório para a formação dos nossos alunos. Do tradicional de orquestra sinfônica às composições escritas ou transcritas especialmente para a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí por alunos da própria orquestra. Tivemos como convidados solistas alunos, solistas internacionais, professores, regentes convidados e alunos vencedores de concurso interno da escola vindo de outras áreas que conquistaram o direito de solar conosco”, destacou ele.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é constituída por instrumentos de sopros madeiras, metais, cordas, percussão e teclados que ensaiam duas vezes por semana em aulas extensivas às classes de instrumento. Formada por 50 alunos de diversas partes do Brasil e também de outros países, o grupo pedagógico tem desenvolvido intensa atividade na formação de repertório orquestral como desenvolvimento e aprimoramento na formação musical.
Com alunos em faixa etária de 12 a 25 anos, a aula de prática de conjunto – Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí – possibilita uma aplicação e ampliação dos ensinamentos adquiridos individualmente e aplicados no coletivo, melhorando e desenvolvendo conteúdos importantes de valores e conhecimentos musicais dentro de conceitos de disciplina, hierarquia, concentração, controles técnicos do instrumento como afinação, timbres, equilíbrio.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Juliano de Arruda Campos, regente
20 de Outubro – Quarta-feira – 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Informações: 15 3205-8444

CEP-CAR comemora o Dia das Crianças na Concha Acústica

Alunos do CEP-CAR (Centro de Estimulação Precoce-Adaptação e Centro de Reabilitação) tiveram na manhã da quinta-feira, dia 14, por meio da Secretaria da Saúde e apoio do Sesi e Rotary Club, uma comemoração ao dia das crianças na Praça Antonio Prado, onde está a Concha Acústica Municipal.

            Familiares acompanharam as crianças na comemoração. Presentes também estavam a secretária Kátia Abuchaim e a coordenadora da instituição, Marilúcia Rodrigues Sallum Barusso.

            A festa acontece todos os anos e as atividades foram coordenadas por funcionárias do Sesi e aconteceram na Praça pelo maior espaço fornecido pelo local. Ao final das brincadeiras, o Rotary Club forneceu um lanche para as crianças.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tatuí receberá etapa do Brasileiro de Equitação

A 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Santander de Equitação de Trabalho, realizada na 49ª Expo Rio Preto, reuniu 36 conjuntos e distribuiu importantes pontos na disputa da competição, que terá sua última etapa em Tatuí, no mês de novembro.


Fonte: Revista Fator

Aprovado Estatuto da Guarda Civil

Na terça-feira, dia 5 de outubro, a Câmara Municipal aprovou, em dois turnos, um projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o estatuto, o plano de carreira e a remuneração da Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí.

CÂMARA ENTREGA DOZE TÍTULOS DE CIDADANIA



No sábado, dia 16 de outubro, a partir das 10 horas, a Câmara Municipal realiza sessão solene em suas dependências, na Avenida das Mangueiras, para entrega de doze títulos de cidadania tatuiana. A sessão deverá contar com a presença de autoridades, familiares e convidados dos homenageados. O título de cidadania é honraria concedida às pessoas que não nasceram em Tatuí, mas prestaram relevantes serviços ao município ou proporcionaram benefícios de ordem pública à comunidade. Dentre os agraciados, estão o deputado estadual Hamilton Pereira, a ex-deputada Iara Bernardi, o ex-deputado Cláudio Magrão de Camargo, o comandante da Guarda Municipal de Tatuí, Doraci Dias de Miranda, e o subinspetor desta mesma corporação, Francisco Carlos Severino. Também receberão títulos Márcio dos Anjos Picirilli, Rosalvo dos Reis Soares, Márcio Fabiano Martins, João Francisco de Lima Filho, Célio Gregório, José Carlos Cláudio da Silva e Mirela Arena da Silva.

Outubro terá 2 recitais de conclusão de curso

Dois alunos fazem recitais de conclusão de curso neste mês. As apresentações serão nos dias 21 e 26, no Salão Villa-Lobos, com entrada franca a partir das 19h.

Na quinta-feira, 21, quem faz recital é o tubista Alessandro Ramos. Na apresentação, ele será acompanhado pela pianista Míriam Braga. Alessandro Ramos é aluno do professor Luciano Vaz e apresentará obras de Thomas Stevens (“Variations In Olden Style”), A. Lebedev (“Concerto in One Moviment”), Claudio Santoro (“Fantasia Sul América”) e R. Vaughan Williams (“Concerto for Bass Tuba”). Atualmente é o primeiro tuba da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, como bolsista performance.

No dia 26, o recital será do setecordista Guilherme Lamas, aluno do professor Alexandre Bauab Junior, da área de choro. Acompanhado de seis músicos – dentre eles os professores Alexandre Bauab (violão), Altino Toledo (bandolim), Marcelo Candido (cavaco) e Rodrigo Moura (pandeiro) - Guilherme apresentará obras como “Sinal dos Tempos”, “Picotado”, “Choro pra Metrônomo”, “Feia”, “O Vôo da Mosca”, “Modulando”, “Visitando Recife”, “Modinha”, “Tua Imagem”, “Quebrando Galho”, entre outras.

SERVIÇO
Recitais de Conclusão de Curso
Dias 21 e 26 de outubro - 19h00
Salão Villa-Lobos - Rua São Bento, 415
Dia 21 - Alessandro Ramos, tuba
Dia 26 - Guilherme Lamas, violão sete cordas
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444 

Inscrições abertas no Centro Cultural para Oficina de Literatura

Oficina será no período de 22 a 26 de outubro.

         A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude está com inscrições abertas até o dia 21 de outubro para a Oficina de Literatura “Poesia e Oralidade”, coordenada pela professora de Metodologia do Trabalho Científico e Teoria Literária do Senac-Sorocaba, Sueli Aduan. O horário de atendimento, no Centro Cultural Municipal, que fica na Praça Martinho Guedes nº 12, é das 9 às 17 horas.

            O evento tem o limite de 30 vagas. Ele será realizado no Centro Cultural todas as sextas-feiras no período de 22 de outubro a 26 de novembro, das 16 às 20 horas. O público alvo são iniciantes, que podem ser adolescentes e adultos. Segundo Sueli Aduan, “a oficina irá trabalhar com a sensibilidade da poesia, destacando a importância de vinculá-la ao som e a imagem nos dias atuais”. O telefone da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude é (15) 3259-3993 e as dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail cultura.tatui@gmail.com.

4º Congresso de Educação tem abertura com a participação de 790 professores de Tatuí e Região

4º Congresso de Educação termina nesta sexta-feira.

Um ginásio cheio de profissionais da Educação, com 790 inscrições para o evento. Foi este o cenário da abertura do 4º Congresso de Educação de Tatuí, realizado pela Secretaria Municipal da Educação através da Consultoria Saberes, que teve a presença do professor-filósofo Mário Sérgio Cortella para palestrar o tema “Educação no século XXI e o perfil dos educadores e educadoras”. O evento aconteceu no ginásio de esportes anexo a EMEF Eunice Pereira de Camargo, no bairro Jardins de Tatuí, na manhã desta quarta-feira, dia 13.

            Estiveram presentes o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, vereadores e a secretária da Educação, professora Marisa Fiúsa Kodaira, que iniciou dando boas vindas e relembrando os congressos passados, realizados desde 2005.  

Entre os discursos, o presidente da Câmara, vereador José Tarcísio Ribeiro, anunciou que o Estatuto e o Plano de Carreira do Magistério, encaminhados pelo Poder Executivo há mais de um mês, devem ser votados pelos vereadores até o dia 30 deste mês. Por outro lado, o prefeito Gonzaga destacou que a Rede de Ensino de Tatuí “dispõe do que existe de mais moderno em tecnologia” para a aprendizagem. Antes da palestra, houve uma apresentação artística que explorou a idéia de todos os lugares serem propensos à educação através do tema “Espaços que educam”. Dada a palavra a Cortella, ele explanou sobre o cotidiano da profissão que, nacionalmente, é formado em 93% por mulheres, que costumam ter jornada dupla ou até mesmo tripla de trabalho.

            Falou Cortella sobre vários autores, inclusive da “Humildade Pedagógica”, de Paulo Freire, que trás a idéia do eterno aprendiz, ou seja, de que o docente seja ciente de que ele não sabe de tudo e pode aprender com qualquer pessoa. Frisou esta ideia colocando-a como uma atitude essencial para a atuação desses profissionais no século XXI. “Gente muito grande sabe que é necessário ser pequeno para poder crescer”.

            Questionado sobre o desafio da Educação, o filósofo diz que os alunos dessa geração alunos são “nativos digitais” e os professores são “migrantes digitais” e que entender esse atrito e buscar compreender esta realidade é a forma para que o ensino não fique abstrato. Citando um trecho da Bíblia (Apocalipse 3, 15-16), em que Deus diz que vomitará pessoas mornas, Cortella enfatiza dizendo que este trecho é essencial para a Educação. Professores não podem ser mornos, devem se aproximar de profissionais que incentivem uns aos outros. “Um galo sozinho não tece uma manhã, assim também é com a Educação”, destacou. “Educação pública não é lugar para gente morna”, enfatizou o filósofo.

Abertura de exposição no Centro Cultural recebe seu autor

Guataçara Monteiro traz suas obras para Tatuí, que estarão expostas até o dia 27 de outubro.


Como nos quadrinhos em que uma página possui muitas cores e muitos acontecimentos, as obras de Guataçara Monteiro são desenho dentro de desenho. Na abertura da exposição “Bichos da Amazônia” na quinta-feira, dia 7, no Centro Cultural, o artista plástico esteve presente, recepcionando o público e contando lendas e a história de sua obra para crianças do ensino público municipal do 1º, 2° e 3° ano.

            Na exposição está o “Tatu de Tatuí”, criado por Monteiro e tido como um símbolo para a cidade. A obra possui elementos culturais como a terra vermelha, referências ao hino municipal e à Avenida das Mangueiras, e notas musicais que remetem ao Conservatório. A tela demorou quatro dias para ser produzida depois de uma rápida visita de dois dias do artista pela cidade (no final do mês de agosto) e fazer uma pesquisa sobre suas tradições.

            Para a criação de suas obras ele explica que não é apenas pensar no que quer pintar, mas se, por exemplo, quer pintar um caju, ele vai até álbuns da infância, compra a fruta, a consome. Todo esse processo para se tornar íntimo do que será transformado em sua arte, que além de retratar sua vida e suas pesquisas, também são formas de protesto de Monteiro, como em casos de animais em extinção.

            Na relação com o público ele se demonstra muito atencioso e afirmou ser aberto a sugestões, se denomina como um artista popular que cria para todas as camadas sociais, “de maneira que a pessoa olhe para meu quando e entenda, e decida se gostou ou não”. “A arte é do povo”, afirma. Ele brincou com as crianças que chegavam em turmas para visitar a exposição e contava lendas, que revelou serem de autoria de seu pai, que é umas das fontes de inspiração mais fortes para a suas criações e chegou a ganhar um concurso de 1º de Abril (Dia da Mentira) com suas histórias.

            Sobre a exposição, ele conta que não esperava tanto sucesso, e que a criou para “agradar a minha criança”, mas que devido à repercussão, as obras conseguem “contagiar as crianças de 8 a 80 anos” e se estendem pela internet, lugar em que muitas vezes a autoria é dada a outros artistas, situação com que ele se demonstra incomodado, já que a exposição retrata a sua vida, suas lembranças.

             “Bichos da Amazônia” foi exposta pela primeira vez em 2008, é uma constante criação, obras são vendidas e em todo lugar em que chega ele leva algo inédito. No caso de Tatuí a tela “Tatu de Tatuí” e a escultura “Tatu Balsa” criada junto com Paulo Higino são as novidades dessa exposição. Ao todo, 31 obras estão no Centro Cultural, das 10 às 17 horas até o dia 27 de outubro.