quinta-feira, 23 de julho de 2020

Dois casos de violência doméstica são atendidos pela Guarda Civil nesta semana



Uma das vítimas era cadastrada no programa “Patrulha da Paz”, da GCM, e acionou o “Botão do Pânico”. 

23/07/2020 | Entre as 480 ocorrências de diversas naturezas atendidas pela Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) na última semana (de 13 a 19/07) no município, dois casos foram de violência doméstica.

No primeiro, a vítima, que já tinha uma medida protetiva e era cadastrada no Programa “Patrulha da Paz”, da GCM, acionou o “Botão do Pânico”. Uma viatura foi até o local, abordou o indiciado e conduziu as partes até o Pronto Socorro (PS) e, posteriormente, para a delegacia, permanecendo o suspeito à disposição da Justiça. 

Já no segundo caso de violência doméstica, a Guarda Civil recebeu um pedido de socorro via COD (Central de Operações e Despachos). Ao chegar no local, constatou que o ex-marido da vítima tinha invadido a residência e agredido ela e a sua mãe. Os envolvidos foram levados para o PS e ao DP Central, onde o homem ficou à disposição da Justiça.

O Programa “Patrulha da Paz”, da GCM de Tatuí, tem o objetivo de promover a garantia dos direitos fundamentais às mulheres vítimas de violência doméstica, realizando o seu atendimento e acolhimento, visitas domiciliares e fiscalização quanto ao cumprimento de medidas protetivas.

A Guarda Civil conta com viaturas equipadas para atender essas mulheres sob medida protetiva. Com o aplicativo de segurança, o botão de pânico, através dos tablets nas viaturas, a GCM chega até a ocorrência com rapidez.

Outras ocorrências

As demais ocorrências registradas pela GCM em Tatuí foram: operações de abordagem (96 pessoas e 9 veículos), auxílio ao público (viatura e base comunitária), orientação, Operação Saturação, fiscalização em estabelecimentos, orientação e auxílio ao trânsito, autos de infração de trânsito, apoio às demais instituições públicas, averiguação, ambiental, acidente de trânsito, ocorrências crime, apoio à farmácia da Prefeitura Municipal, rural e outras.

Com relação às ocorrências crime, foram 6 presos (3 maiores de idade do sexo masculino, 2 menores de idade do sexo masculino e 1 maior de idade do sexo feminino) e 5 flagrantes, resultando em 2 ocorrências por tráfico de drogas (0,004 gramas de maconha; 0,004 gramas de cocaína; e 0,016 gramas de crack) e 3 ocorrências por furto; além das 2 ocorrências por violência doméstica.

Os 14 atendimentos com elaboração de Boletins de Ocorrência (BO), foram das seguintes naturezas: fiscalização em estabelecimentos (4); averiguação (2); apoio às instituições públicas (4); ambiental (3); e Operação Cerol (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário