sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Conservatório de Tatuí realiza 5ª Semana de Performance Histórica

Evento acontece de 11 a 14 de novembro, com uma programação variada que inclui master classes, workshops e recitais, todos com entrada gratuita


08/11/2019 | O Conservatório de Tatuí realiza de 11 a 14 de novembro a 5ª Semana de Performance Histórica. O evento reúne professores, alunos e músicos convidados que se dedicam à pesquisa de repertório e instrumentos dos séculos 17 a 19, como alaúde, viola da gamba, violino barroco, fortepiano, cravo e tantos outros. O encontro tem uma programação variada, que inclui master classes, workshops e recitais, inclusive um recital-baile com a participação do Grupo de Dança Passos do Barroco. Todas as atividades serão realizadas na Unidade 2 do Conservatório (Rua São Bento, 808, Centro), são abertas ao público e têm entrada gratuita.

A programação começa nesta segunda-feira, dia 11, às 9 horas, com Master Class de Violino Barroco, ministrada pelo professor Marcus Held, e Master Class de Flauta Doce, ministrada pela professora Selma Marino. Às 14 horas, tem Workshop “Saúde integral para músicos: autoconhecimento e performance”, com a terapeuta convidada Shyamgauri Devi Dasi. À noite, às 19 horas, Recital de Alunos e Professores do Conservatório de Tatuí: Dagma Eid (guitarra barroca e vahuela), Gustavo Carloni (viola da gamba), Marcus Held (violino barroco), Maria Eugênia Sacco (cravo) e Selma Marino (flauta doce).

Na terça-feira, dia 12, às 9 horas, a professora Débora Ribeiro coordena Master Class de Flauta Doce, enquanto o Prof. Dr. Pedro Persone ministra Master Class de Fortepiano. Às 14 horas, as convidadas Raquel Aranha e Maira Alves, do Grupo de Dança Passos do Barroco, coordenam o Workshop “Dança Barroca”. E às 19 horas começa um Recital com vários grupos. O primeiro a se apresentar é o Grupo Romanceiro, formado por alunos de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, sob orientação da professora Dagma Eid. O grupo é formado por Karine Franklin (canto), Camily Antunes (flauta doce), Mariana Zanon (viola barroca), Bianca Milanda (alaúde), Chris Napoleão (guitarra barroca), Leonardo Barbosa e Renan Freire (violões). 

Em seguida, Carlos de Souza e Gustavo Carloni, alunos do curso de Viola da Gamba, interpretam “Sonata 3 (a 2 Basse de Viole)”, de Joseph Bodin de Boismortier. Depois, os alunos Gustavo Carloni (viola da gamba) e Ivan Oliveira (teorba) tocam “Suite nº 1”, de Antoine Forqueray. O recital termina com a apresentação do grupo Strinxit, formado por Dagma Eid (cordas dedilhadas históricas), Marcus Held (violino barroco), Gustavo Carloni (viola da gamba) e José Renato Gonçalves (cravo). O Strinxit (pinçado, em latim) é um grupo de câmara que explora o repertório do Renascimento e Barroco e que une as características e a sonoridade das cordas friccionadas, dedilhadas e pinçadas, buscando uma melhor comunicação musical com o público por meio da performance historicamente informada.

Na quarta-feira, dia 13, as atividades começam às 9 horas, com Master Class de Cravo com a professora Maria Eugênica Sacco e Master Class de Traverso com o convidado André Cortesi. Às 14h, o Grupo de Dança Passos do Barroco continua o Workshop “Dança Barroca”. Para terminar o dia, um Recital-Baile, às 19 horas, com participação de alunos, professores, Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e corpo de baile coordenado pelo grupo Passos do Barroco.

Na quinta-feira, dia 14, às 9 horas, a professora Dagma Eig ministra Master Class de Cordas Dedilhadas Históricas, quanto o professor João Guilherme Figueiredo coordena Master Class de Violoncelo Barroco e Viola da Gamba. Às 14 horas, a professora convidada Patricia Gatti apresenta o Workshop “O cravo na música popular”. E às 19 horas, um recital de encerramento com André Cortesi (traverso), João Guilherme Figueiredo (violoncelo barroco), Marcus Held (violino barroco) e Pedro Persone (cravo).

SERVIÇO
5ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
José Renato Gonçalves, Marcus Held e Pedro Persone, organização
Data: 11 a 14 de novembro de 2019
Horário: 09h00, 14h00 e 19h00
Local: Unidade 2 do Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário