sábado, 2 de setembro de 2017

Big Band do Conservatório de Tatuí faz ensaios abertos

Alunos e músicos da plateia terão a oportunidade de dar uma “canja” com o grupo



A Big Band do Conservatório de Tatuí fará dois ensaios abertos na próxima semana, dias 4 e 6 de setembro, das 8h00 às 12h00. De acordo com o coordenador Celso Veagnoli, o objetivo é permitir que alunos de outros cursos do Conservatório possam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo grupo.

Segundo ele, a Big Band tem trabalhado simultaneamente com dois repertórios diferentes, de modo que quem acompanhar os ensaios terá contato com uma boa variedade de peças. “No final dos ensaios, todos serão convidados a tocar com a Big Band. Faremos algumas músicas juntos, com espaço para leitura à primeira vista e improvisação. É mais uma opção para o aluno do Conservatório participar dos grupos artísticos”, salienta.

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada em 1975, com a proposta de unir alunos de nível avançado e professores da instituição para propiciar aos alunos a prática do repertório tradicional desse tipo de formação. O grupo ultrapassou fronteiras em 2005, quando realizou sua primeira apresentação internacional no 1º Festival Internacional de Jazz, em Assunção, Paraguai. Em 2006, lançou o CD “Big Band SamJazz- 30 anos”.

Com formação versátil, o grupo apresenta grande variedade de gêneros musicais, com repertórios que incluem desde festas dançantes até a música instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. O grupo já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso. Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental com compromisso de qualidade, recebendo convidados e se apresentado ao lado dos mais importantes instrumentistas.

Celso Veagnoli é graduado em Educação Artística pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí, e em saxofone erudito pelo Conservatório de Tatuí. É docente do Departamento de Música da Unicamp desde 2001. Foi colaborador na criação e formatação do curso de MPB/JAZZ do Conservatório de Tatuí, onde leciona desde 1990. Desde 2006 é integrante da Big Band, passando em 2010 a atuar como coordenador do grupo.

Apoio Cultural – Em 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário