terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Conservatório de Tatuí abre processo seletivo no Pólo Avançado de São José do Rio Preto

Democrata online
11/1/2011 15:21:18

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, considerado a mais importante escola de música do Brasil e também situada entre as melhores do mundo mantém em São José do Rio Pardo o seu primeiro e único campus avançado: é o Pólo Avançado de Tatuí.

Trata-se de uma extensão do grande conservatório, com os mesmos professores, carga horária, conteúdos e tecnologia no ensino de música, renomada e reconhecida em todo o mundo. Trata-se de uma escola pública, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado da Cultura.

O Pólo Avançado de São José foi criado em 2006 e possui hoje 236 alunos de 38 cidades da região. Foi criado com a finalidade de descentralizar o ensino de música de qualidade e propiciar acesso a ela a estudantes que antes teriam grande dificuldade em deslocar-se para Tatuí.

Com quatro anos de existência o Pólo Avançado já se constitui em um centro de excelência no ensino de música instrumental. Possui vários grupos musicais formados por alunos e professores. Dentre eles destacam-se a Orquestra Clássica, com 35 componentes, a Orquestra de Sopros com 75, o Octeto de Flautas (Altamiro Carrilho), o Quinteto de Metais (G. Gagliardi), o Grupo de Percussão com 12 integrantes e o recém formado Sexteto de Saxofones.

Os cursos do Conservatório têm a duração de 6 a 8 anos, dependendo do instrumento. São cursos totalmente gratuitos, mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura. Os alunos têm que freqüentar as aulas duas vezes por semana e em pelo menos quatro ocasiões durante o decorrer do ano letivo devem apresentar-se nas audições de música de câmara ou concertos dos grupos pedagógicos.

PROCESSO SELETIVO

Para se cursar o conservatório não é exigido conhecimento prévio de música, mas sim que o candidato tenha musicalidade. Esta musicalidade é testada por uma banca constituída por professores do conservatório. Esta é a primeira etapa. Os aprovados desta etapa, posteriormente serão submetidos a outros testes que definirão aqueles que irão preencher as vagas disponibilizadas.

INSCRIÇÕES

As inscrições para os cursos oferecidos no Pólo de São José do Rio Pardo somente poderão ser feitas no próprio pólo, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 21h00. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (19) 3608 3855.
Os candidatos deverão levar os seguintes documentos para a inscrição: RG, comprovante de endereço com CEP (cópias simples) e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) no ato da inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário