sábado, 20 de março de 2010

Verba federal deve transformar nossa "Praça da Música"


A Prefeitura de Tatuí terá à sua disposição meio milhão de reais para retirar o projeto de reforma da Praça Central do papel. A notícia foi divulgada nesta semana pelo vereador Vicente Aparecido Menezes, o Vicentão (PT), na sessão ordinária da Câmara, terça-feira, 16. O recurso virá de emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) ao Orçamento da União, a pedido de Vicentão.
Segundo o vereador, a verba permitirá não só a reforma, mas a revitalização do espaço, um dos cartões postais da cidade. A praça centenária abriga raridades, como uma árvore de pau-brasil. “O nosso coreto já estava com problemas. Por isso, a expectativa é de que se crie um novo espaço para apresentações de música”, afirmou o vereador.
Os R$ 500 mil foram viabilizados por Vaccarezza a pedido de Vicentão, por meio de ofício datado de outubro de 2009. No documento, o vereador ressaltou a importância da verba, já que a praça vem recebendo eventos semanais ligados à música e elementos que remetem à tradição musical da cidade. “Nada mais justo que esse espaço central da cidade possa ser revitalizado, modernizado, e sirva não somente de encontro para as famílias tatuianas, mas também como atração para visitantes e turistas”, disse Vicentão. Segundo ele, a revitalização “trata-se de um primeiro, mas significativo, passo para a caracterização de Tatuí como efetiva Capital da Música”.
A liberação do recurso foi anunciada às vésperas da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade, pré-agendada para o próximo dia 25, mas ainda sem programação definida. “É mais uma prova do muito que o governo Lula vem fazendo para a cidade. Fico muito feliz em poder intermediar esse repasse, para esse espaço histórico, tão bonito e agradável que é a praça central de Tatuí”, comentou Vaccarezza. O recurso deve ser liberado ainda no primeiro semestre deste ano, por meio do Ministério do Turismo.
Antes mesmo da verba ser liberada, a Prefeitura deve concluir o projeto. O recurso, segundo o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, dará uma dimensão maior para a reforma. “Vamos fazer um novo coreto, já que o nosso está condenado, por desgaste do tempo, além de banheiros para os músicos e artistas e de um camarim, embaixo do palco”, disse.
A intenção é oferecer mais conforto aos artistas que se apresentam em eventos no coreto. O piso da praça também será renovado, bem como o projeto paisagístico. “Queremos que a praça central da cidade esteja à altura do desenvolvimento que nós estamos alcançando”, concluiu Gonzaga.

Um comentário:

Anônimo disse...

cade os banheiros para os musicos e prateias?
tem que ir no bar da morte mijar ou na sorveteria/

Postar um comentário