quarta-feira, 3 de março de 2010

Rio Sorocaba ganha mais qualidade com inauguração de obra em Votorantim



Rio Sorocaba ganha mais qualidade com inauguração de obra em Votorantim
Na sexta-feira (26), foi inaugurada em Votorantim a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Ângelo Vial. A obra foi realizada a partir de um investimento de R$14,4 milhões do Governo Federal através do Programa Saneamento Para Todos, do Ministério das Cidades, e uma contrapartida do município no valor de R$ 1,6 milhão. O prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, esteve no evento e falou aos presentes em nome dos prefeitos e municípios que integram o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
Com uma área de 20 mil metros quadrados, a nova Estação de Tratamento terá a capacidade de, sozinha, atender a uma população de 78 mil habitantes, o que possibilitará o tratamento de 100% do esgoto da cidade.
Atualmente, o município gera cerca de 148 litros de esgoto por segundo. As ETEs Novo Mundo, Lagoas Votocel, e as fossas filtro do Green Valley, Promorar, São Lucas, Altos de Votorantim e Altos de Fortaleza, tratam 62% desses efluentes, restando para a nova ETE o tratamento dos outros 56 litros, que corresponde a 38% de todo esgoto coletado na cidade.
Para o tratamento do esgoto, a ETE é composta por tanques de areia com removedor de materiais sólidos, tanques de aeração e decantação, de contato de cloro, adensador de lodo por gravidade e centrífugas para limpeza da água. Antes de ser despejada no Rio Sorocaba, a água já tratada passa por análises químicas em um laboratório de uso exclusivo da Estação. Após o tratamento, a água sai com mais de 90% pureza.
“A obra é importante não apenas para Votorantim, mas para todas as cidades da região que são cortadas pelo Rio Sorocaba, inclusive Tatuí”. Na ocasião, em nomes dos prefeitos da região, Gonzaga cumprimentou o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta e o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, pela obra realizada em parceria.



Departamento de Comunicação
Em caso de dúvidas ligue para (15) 3259.8424
comunicacao@tatui.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário