segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Testes para sífilis e HIV seguem até o dia 23

Interessados devem procurar um posto de saúde ou o Centro de Testagem

Testagem de sífilis ou HIV é feita com a coleta de uma gota de sangue

14/12/2020 | Com o objetivo de incentivar a realização de testes de HIV e Sífilis entre as pessoas sexualmente ativas, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento do Ambulatório de Infectologia, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último sábado (05/12), das 9h às 13h, na Praça da Matriz, o Dia “D” da Campanha “Fique Sabendo”.

Foram feitos, ao todo, 107 testes, nos quais 5 foram reagentes para Sífilis e nenhum para HIV. Os pacientes reagentes foram encaminhados para a realização de exames complementares e para tratamento.

Além do incentivo à testagem, a Campanha “Fique Sabendo” visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, além de identificar e encaminhar as pessoas infectadas com HIV para os serviços especializados. “A detecção é feita por meio de testes rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário”, explica a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo. 

Para os interessados em realizarem a testagem, a Campanha “Fique Sabendo” continuará até o dia 23/12 (quarta-feira), no Ambulatório de Infectologia, situado na Travessa Monsenhor Magaldi, nº 296, próximo da Maternidade, de segunda a sexta-feira, em horários que variam das 7h30 às 10h, dependendo do dia da semana e da escala de atendimento em vigor. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-1564. O paciente poderá, também, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar o teste. Nas UBS’s urbanas o atendimento é das 7h às 18h; nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) é das 7h às 17h; e nas UBS’s rurais é das 7h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário