sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Segue a programação da Virada Inclusiva em Tatuí

Encerramento da “Virada Inclusiva – Participação Plena” será no dia 03/12 com o “1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

Veja a programação abaixo

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove, até o dia 03/12, a 2ª edição da “Virada Inclusiva – Participação Plena”, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo dia 03/12 (terça-feira).

Programação – Nesta sexta-feira, dia 29, o evento contará com atividades na Praça Ayrton Senna, na Vila Dr. Laurindo. Realizadas das 9h às 11h30, as atividades consistirão em oficinas interativas, promovidas pelo Projeto “Brincar e Cantar, é Só Começar”, da Secretaria Municipal de Educação, e pela EduCrescere.

No sábado (30), a “Virada Inclusiva” acontecerá das 9h às 12h, na Praça da Matriz. Das 9h às 12h, acontecerá a Exposição Fotográfica “De quem estamos falando?”. Terão, também, cinco stands: 
  • Stand 1 – Campanha de Prevenção e Aferição de Pressão Arterial, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde; 
  • Stand 2 – Orientação sobre cuidados para pessoas ostomizadas, com realização da Coloplast do Brasil, AOOR e Ostomia com Alegria; 
  • Stand 3 – Direitos – Orientação e distribuição de material informativo, com promoção da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e Comissão OAB; 
  • Stand 4 – Projeto Musicografia Braille, realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”; e 
  • Stand 5 – Campanha “Como receber pessoas com deficiência em locais públicos – Orientação ao comércio”, promovido pela EduCrescere. 
Também na Praça da Matriz, das 9h às 10h, haverá apresentação da Academia ao Ar Livre, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. No mesmo horário, será realizada a apresentação do Projeto AmiCão, do Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM). E das 11h às 12h, ainda na Praça da Matriz, acontecerá a apresentação do Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos”, com regência do maestro Cláudio Casarini.

Já no domingo (01/12), na Avenida das Mangueiras, haverá atividades pela manhã e no período da tarde. Às 9h, será realizada uma feira colaborativa com expositores e artistas de Tatuí e região, com a participação do comércio local, abrangendo marcas, pequenos produtores, produção artesanal, cultura do interior e espaços colaborativos, uma realização da Ação Curadoria Zabumba. E às 15h, acontecerá a roda de conversa intitulada “Circulação social da pessoa com deficiência: ressignificação dos espaços e mudança de paradigmas da sociedade”, também realizada pela Ação Curadoria Zabumba.

O encerramento da “Virada Inclusiva – Participação Plena” será no dia 03/12 (terça-feira), na Apae de Tatuí, das 8h às 17h, com o “1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, que abordará o tema: “O papel da sociedade na construção das políticas públicas”. O Fórum será promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Sobre a “Virada Inclusiva – Participação Plena” – É um evento idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do Memorial da Inclusão, que conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores, dos mais diversos setores, os quais realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, formando uma programação gratuita e acessível em todo o estado de São Paulo, em uma grande celebração da diversidade humana.

A “Virada Inclusiva” é realizada no mês de dezembro, pois no dia 3 do referido mês é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento tem o intento de mobilizar os direitos culturais das pessoas com deficiência. É um movimento contínuo de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma nas relações sociais e interação com o meio ambiente.

Em Tatuí, neste ano de 2019, o evento será realizado entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro, com inúmeras atividades culturais, esportivas e de recreação nas ruas, praças, parques, museus, centros culturais e demais espaços coletivos, públicos e privados.

A “Virada Inclusiva” cresce a cada ano, comprovando que cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento pela inclusão da pessoa com deficiência. Isso é fruto do trabalho de todos os organizadores e colaboradores, que acreditam ser possível realizar atividades para todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não.

No estado de São Paulo, a “Virada Inclusiva” chega à sua 10ª edição com resultados positivos e, com certeza, este ano não será diferente. Em Tatuí, esta será a 2ª edição, propondo atividades para que todo o município celebre esse dia tão importante na história da inclusão da pessoa com deficiência.

A programação foi planejada de forma colaborativa e voluntária, com ações inclusivas, de modo que intensifique os laços de igualdade e o exercício de cidadania de pessoas com e sem deficiência, para uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Saiba mais acessando as redes sociais da “Virada Inclusiva”. No Facebook, no Instagram e no Twitter, siga: @viradainclusiva.

Idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do Memorial da Inclusão e da Abaçaí Cultura e Arte, a “Virada Inclusiva”, que será realizada pelo segundo ano consecutivo em Tatuí, também conta com o apoio de: Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; Museu Histórico “Paulo Setúbal”; Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes); Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, através do Projeto AmiCão, da Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM); Secretaria Municipal de Educação; Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT); Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”; AME (Amigos Metroviários dos Excepcionais), através do Programa Central de Libras ICom; Instituto Magnus – Cão-Guia; Apae de Tatuí; OAB-SP; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); EduCrescere; Núcleo de Desenvolvimento, Pesquisa e Inclusão Semear; Panuu; Iguall Moda Inclusiva; Associação dos Ostomizados de Osasco e Região (AOOR); Coloplast; Ostomia com Alegria; e Rádio Notícias FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário