sábado, 30 de novembro de 2019

Coral da Cidade se apresenta na manhã deste sábado no Coreto

Coral é regido por Cláudio Casarini, professor do Conservatório de Tatuí desde 1979, bacharel em Instrumento pela Faculdade Santa Marcelina, licenciado em Música pela mesma faculdade.


Neste sábado (30/11), às 11h, na Praça da Matriz, ocorre o encerramento da temporada 2019 do projeto “Música na Praça”, com a apresentação do Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos”.

O coral é regido por Cláudio Casarini, professor do Conservatório de Tatuí desde 1979, bacharel em Instrumento pela Faculdade Santa Marcelina, licenciado em Música pela mesma faculdade, e com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, além de ter estudado com Katherine V. Cowles, nos Estados Unidos.

A apresentação deste fim de semana, no “Música na Praça”, será uma homenagem a José dos Santos, patrono do coral, que foi professor de violino e viola, tendo atuado durante muitos anos no Conservatório de Tatuí.

José dos Santos iniciou os estudos de música no grupo de Canto Coral com Nacif Farah, em 1948. Posteriormente, em São Paulo, estudou com Carmen Dulce Marcondes Machado, Victório Mariani e Tatiana Braunwieser. Com Martins Braunwieser, fez o curso de Harmonia e Regência Coral e, a convite deste, participou, de 1954 a 1956, como baixo-barítono do Coral da Sociedade Bach de São Paulo. Neste período, juntamente com Sérgio Vasconcelos-Corrêa, organizou o Coral da Sociedade Musical de Jovens Compositores Brasileiros.

De volta a Tatuí, em 1960, tornou-se professor efetivo de Música da Escola Estadual “Barão de Suruí”, e deu continuidade ao trabalho de seu professor Nacif Farah, por meio do Orfeão da referida escola, que juntamente com a Orquestra do Conservatório de Tatuí, fez apresentações que marcaram época.

Cumpre destacar as concentrações orfeônicas realizadas com alunos de todas as escolas nas datas cívicas com a participação da Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório de Tatuí. José dos Santos faleceu em 14 de agosto de 2019.

O projeto Música na Praça é uma realização da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com apoio cultural do Conservatório de Tatuí, da COOP – Cooperativa de Consumo, da Padaria Onze e da Abaçaí Cultura e Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário