terça-feira, 5 de novembro de 2019

Conservatório de Tatuí promove vários recitais com música instrumental

Eventos reúnem apresentações de violão, acordeão, cravo, flauta doce e viola da gamba, todas com entrada gratuita

Viola da Gamba: Gustavo Cardamone Carloni, formando

05/11/2019 | O Conservatório de Tatuí promove, nos próximos dias, vários recitais de alunos, com boas opções para quem gosta de música instrumental. Todas as apresentações são abertas ao público e têm entrada gratuita.

O primeiro recital será nesta quarta-feira, dia 06, às 15 horas, no Auditório da Unidade 2 do Conservatório, com alunos de nível avançado do curso de Violão Clássico da instituição. O violonista Daniel dos Santos tocará “Suite em lá menor”, de Manuel Ponce. O violonista Pedro Floriano Camargo Santos interpretará “Adagio” (Ludwig van Beethoven) e “Les Soirées d’Auteuil” (Napoleón Coste). E o violonista Rafael Vieira Santos apresentará “Arrebol do Nordeste” (Geraldo Ribeiro), “Capricho de Goya nº 13” (Mario Castelnuovo Tedesco) e “Leyenda Guarani” (Agustin Barrios). Todos são alunos do professor Edson Lopes.

Na quinta-feira, dia 7, às 18 horas, também no Auditório da Unidade 2, o recital reunirá alunos dos cursos de Acordeão, Cravo e Flauta Doce. O repertório traz canções folclóricas, clássicos brasileiros, como “Asa Branca” (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga) e várias obas do repertório erudito. Ao final, haverá também uma apresentação dos professores Braulio Vidile (acordeão), Maria Eugênia Sacco (cravo) e Selma Marino (flauta doce), com participação especial de Gustavo Carloni (viola da gamba).

Na sexta-feira, dia 08, às 19 horas, no Salão Villa-Lobos, Gustavo Carloni fará seu Recital de Formatura em Viola da Gamba – curso da Área de Performance Histórica, que resgata instrumentos e composições dos períodos Renascentista e Barroco na Europa. O programa inclui “Allegro (arpeggio) in D menor” (Karl Friedrich Abel), “Fantasia 1 para viola da gamba” (Georg Phillip Telemann), “Suite 1 – Prélude” (Le Sieur de Machy), “Duet 1 for 2 viols – Fantasia” (atribuída a John Coperario), “Premier Livre – Plainte e Prélude” (Louis de Caix d'Hervelois), “Sonata 3 – Pesament” (Joseph Bodin de Boismortier), “Suite 1 - La Couperin” (Antoine Forqueray), “Livre IV. 55a - Le Biscayenne” e “Livre II. 95 - Tombeau pour Monsieur Lully” (Marin Marais). O recital terá a participação dos convidados Maria Eugênia Sacco (cravo), Ananda Miranda (arqui-alaúde), Ivan Oliveira (teorba e guitarra barroca) e Carlos Eduardo (viola da gamba). 

O formando Gustavo Carloni é forma-se no curso de Viola da Gamba, sob orientação do professor João Guilherme Figueiredo. Desde 2015, voltou seus estudos para a prática de música historicamente informada, atuando como gambista ou violoncelista. Participou como violoncelista da Orquestra Histórica do Brasil no projeto de 45 anos de João Guilherme Figueiredo e também do projeto Clara Nunes. Atuou como gambista na récita “Membra Jesu Nostri”, de Buxtehude, com o maestro Martinho Lutero, Coro Luther King e orquestra La Barca del ‘700. Também atuou como continuísta com a Trupe Barroca na récita de “As Quatro Estações”, de Vivaldi, que teve participação da violinista Cynthia Freivogel. Por fim, participou de festivais voltados à música histórica, como as Oficinas de Música de Curitiba e também as Semanas de Música Antiga da EMESP, recebendo orientação de mestres como Jennifer Morsches (USA), Jaap ter Linden (Holanda) e Luís Otávio Santos (BRA).

SERVIÇO
Recital de Alunos: Violão Clássico
Edson Lopes, professor responsável
Renato Bandel, coordenação
Data: 06 de novembro de 2019, quarta-feira
Horário: 15h00
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Recital de Alunos: Acordeão, Cravo e Flauta Doce
Braulio Vidile, Maria Eugênia Sacco e Selma Marino, professores responsáveis
Gustavo Carloni, viola da gamba (aluno convidado)
Renato Bandel, coordenação
Data: 07 de novembro de 2019, quinta-feira
Horário: 18h00
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Recital de Formatura: Viola da Gamba
Gustavo Cardamone Carloni, formando
João Guilherme Figueiredo de Miranda, professor responsável
Renato Bandel, coordenação
Data: 08 de novembro de 2019, sexta-feira
Horário: 19h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário