sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Conservatório de Tatuí promove mostra de Teatro Infantil neste domingo (3)

A Mostra traz peças teatrais produzidas por alunos das seis escolas municipais participantes do Projeto Pensando na Criança e será neste domingo, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita

Mostra de Teatro Infantil – Projeto Pensando na Criança

O Conservatório de Tatuí realiza neste domingo, dia 03, a Mostra de Teatro do Projeto Pensando na Criança. O evento reúne as peças teatrais infantis produzidas por alunos de seis escolas municipais que participam do projeto, numa parceria entre o Conservatório de Tatuí e a Prefeitura Municipal. A Mostra será realizada no Teatro Procópio Ferreira, às 11h30 e às 17h30. A entrada é gratuita.

“O Projeto Pensando na Criança tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre o Curso de Artes Cênicas do Conservatório e os alunos de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino. Suas ações oferecem a crianças e adolescentes uma experiência de introdução à linguagem cênica, através de jogos teatrais, exercícios vocais, corporais e improvisações. Neste ano, seis escolas foram contempladas e, agora, apresentam seus trabalhos”, comenta a coordenadora de Artes Cênicas do Conservatório, a atriz e professora Fernanda Mendes.

A Mostra começa às 11h30 com a peça “Criando Asas”, de Marco Aureh, produzida pelos alunos da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva (Nebam). Trata-se de uma fábula que narra a história de Zelda, uma formiga que queria voar. Em sua busca pela realização deste sonho, ela precisa aprender a lidar com desejo, determinação e metamorfose. A direção e adaptação são de Fernanda Mendes.

Em seguida, os alunos da EMEF João Florêncio encenam a peça “Festa no céu”, uma adaptação do conto de le Luís da Câmara Cascudo. Outra fábula também muito popular no Brasil, esta obra conta a história de um sapo que não queria perder uma grande festa no céu. Mas como não pode voar, ele precisa encontrar um jeito de chegar lá. Será que vai conseguir? A direção e adaptação é da professora Erica Pedro.

Logo depois, os alunos da EMEF Professor Alan Alves de Araujo apresentam “O Boi Bumbá”, com direção da professora Adriana Afonso e adereços da professora Silva Costa. Nesta peça, Catirina está grávida. As grávidas costumam ter desejos estranhos e o dela é comer a língua do Boi Bumbá – o boi preferido do seu patrão. E agora? 

A Mostra do Projeto Pensando na Criança continua às 17h30, desta vez com a peça “Lendas das águas”, produzida por alunos da EMEF Professora Lígia Vieira de Camargo Del Fiol. Sob direção da professora Adriana Afonso, a peça mostra que o rio está morrendo e um grupo de jovens se une para tentar conscientizar a população sobre o valor do rio e de suas histórias. 

Depois, alunos da EMEF Professora Eunice pereira de Camargo apresentam “O Enigma da Terra Partida”, com direção e dramaturgia do professor Thiago Leite. Nesta história, numa curiosa noite de sono, um grupo de crianças se encontra em um mesmo sonho. Ao se deparar com um calor escaldante e um ar abafado, elas testemunham um terrível acontecimento: a Terra está se partindo ao meio. Para impedir que isso aconteça, elas precisam cumprir duas perigosas missões e desvendar o misterioso Enigma da Terra Partida.

Para encerrar a Mostra, alunos da EMEF Professor José Tomás Borges encenam “As Cigarras e as Formigas”, conhecida fábula de Esopo. É a história da Cigarra que só pensava em se divertir, enquanto a Formiguinha só trabalhava. Mas depois de um tempo, o esforço da Formiga é compensado pela fartura, enquanto a Cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer – porque toda ação gera consequências. A direção é do professor André Luiz Camargo, com colaboração das professoras Cristiane Martins e Maria Keiti Aires.

SERVIÇO
Mostra de Teatro Infantil – Projeto Pensando na Criança
Adriana Afonso, André Luiz Camargo, Erika Pedro, Fernanda Mendes e Thiago Leite, professores responsáveis
Fernanda Mendes, coordenação
Data: 03 de novembro de 2019, domingo
Horário: 11h30 e 17h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário