segunda-feira, 17 de junho de 2019

Site da Ouvidoria da Prefeitura recebe denúncias, reclamações e sugestões

Prefeitura divulga site da Ouvidoria como um canal direto para que os tatuianos possam se comunicar diretamente com todos os setores da administração.



A Prefeitura de Tatuí disponibiliza a toda população do município um canal direto na internet para o envio de denúncias, críticas e sugestões. Por meio do site da Ouvidoria de Tatuí, os munícipes têm a garantia de que a sua demanda será recebida e de que haverá uma resposta da parte dos órgãos competentes.

Para ter acesso ao serviço, basta acessar www.tatui.sp.gov.br/ouvidoria, ou baixar o aplicativo eOuve. O site redirecionará o cidadão para a plataforma eOuve, na qual é necessário criar uma conta, utilizando um endereço de e-mail válido. Depois desse processo, a pessoa já poderá utilizar o serviço gratuitamente.

Clicando no botão “Reclamações”, a mensagem do usuário é protocolada e encaminhada ao setor responsável, que tem um prazo de 30 dias para analisar a solicitação e dar uma resposta à pessoa que fez a reclamação. O cidadão pode acompanhar o andamento de seus pedidos e tem a garantia de receber uma resposta sobre o problema relatado.

Segundo o site da Prefeitura, faz-se necessário um serviço como este, visto a grande quantidade de moradores que, muitas vezes, sem saberem ao certo o local para fazerem suas denúncias, reclamações ou sugestões, acabam por fazê-las através de publicações em redes sociais ou em comentários nas páginas oficiais da Prefeitura. Acontece que nem sempre essas postagens chegam ao conhecimento da administração municipal, e o site da Ouvidoria tem justamente o objetivo de acabar com esse problema, garantindo que todas as pessoas tenham suas mensagens recebidas e respondidas, aumentando a possibilidade de terem seu problema resolvido.

A Ouvidoria garante que todos os dados do cidadão serão mantidos em sigilo, e que somente a equipe do setor responsável terá acesso às informações contidas nas mensagens recebidas. Se por algum motivo o munícipe optar por cancelar sua reclamação, dúvida ou sugestão, o sistema automaticamente desconsidera aquele pedido, mas se por ventura a pessoa desejar enviar novamente aquela demanda, é necessário que o procedimento seja feito novamente, para que um novo protocolo seja gerado.

Sobre a Ouvidoria Pública Municipal

Tatuí conta com o Sistema de Ouvidoria Pública Municipal desde 18 de abril de 2007. A plataforma foi desenvolvida com base na Lei Federal nº 13.460/2017, que regulamenta a existência desse serviço, tendo como objetivo principal armazenar em uma única base de dados todas as demandas encaminhadas pela população, sejam elas referentes a denúncias, reclamações ou sugestões.

A Ouvidoria de Tatuí oferece um canal direto para que os tatuianos possam se comunicar diretamente com os seguintes setores: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Bem-Estar Animal, Departamento de Mobilidade Urbana, Educação, Entulhos e Limpeza de Terrenos, Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Fiscalização, Iluminação Pública, Obras e Infraestrutura, Saúde, Segurança Pública, Trabalho e Desenvolvimento Social e Gabinete da Prefeita.

De acordo com a ouvidora municipal, Patrícia Schorr Porta, “o serviço foi criado para facilitar a comunicação entre o poder público e a população, proporcionando mais comodidade aos munícipes, que podem acompanhar o andamento de sua solicitação, e também para auxiliar o poder público na identificação e resolução desses problemas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário