quinta-feira, 13 de junho de 2019

Junho Vermelho incentiva doações de sangue e plaquetas

Hemocentros de todo o Brasil sofrem com a falta de doadores por causa das baixas temperaturas

Nesta época do ano, por conta das baixas temperaturas, as doações de sangue e plaquetas diminuem consideravelmente. Para conscientizar a população sobre a necessidade da colaboração neste período, o governo do estado de São Paulo instituiu a Lei nº 16.389, em 2017, que define a campanha “Junho Vermelho”. Responsável pela distribuição de bolsas de sangue e outros hemoderivados para 11 hospitais, o Hemonúcleo Regional de Jaú aderiu à ação.

De acordo com o hematologista responsável pelo Hemonúcleo, Marcos Mauad, o clima é propício para o aumento da incidência de infecções respiratórias, entre outros fatores que impedem a doação. “Para atender nossa demanda, o ideal seria coletarmos 60 bolsas de sangue por dia, mas normalmente, recebemos 30, em média, e no frio, dificilmente chegamos a esse número”, comenta.

Em Tatuí, a coleta é feita no Banco de Sangue da Santa Casa às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h. O Banco fica ao lado da Maternidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3259-3114.

Motivação

Para Tacachi, a doação é também um exercício espiritual. “As pessoas precisam sentir no coração a importância desse componente que traz a vida de volta para quem precisa, e que não pode ser substituído por nenhum remédio”.

Veja os requisitos para ajudar:

A triagem de doadores segue normas nacionais e internacionais e visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao paciente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. Já mulheres, podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. 

Para doar é preciso

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos, podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);

- Pesar mais de 50 kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa duas horas antes da doação);

- Portar documento oficial com foto (obrigatório);

O doador não pode

- Estar utilizando determinados medicamentos (informe-se com a equipe do Hemonúcleo quais remédios impedem a doação);

- Ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

- Ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

- Ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;

- Estar resfriado ou com gripe (aguardar sete dias depois do desaparecimento dos sintomas);

- Estar grávida ou amamentando;

- Ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;

- Ter usado drogas ilícitas injetáveis;

- Ter realizado parto normal (esperar 90 dias após o parto) ou cesariana (esperar 180 dias após o parto);

- Ter sido exposto à situações de maior risco para contração de doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses);

- Ter viajado para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins - locais com alto índice de malária (aguardar 12 meses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário