terça-feira, 11 de junho de 2019

Conservatório de Tatuí apresenta 5ª Mostra Téspis de Teatro

Evento realizado de 12 a 15 de junho, com a colaboração da Prefeitura Municipal, traz seis espetáculos produzidos por grupos teatrais da região. A entrada é gratuita!

Grupo tatuiano Nossa Trupe Teatral, com “A incomum arte de não prestar pra nada” (Foto: Lucas)

Começa nesta quarta-feira, dia 12, a 5ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí. Realizado com a colaboração da Prefeitura Municipal de Tatuí, o evento traz neste ano seis grupos teatrais da região, com espetáculos variados, que prometem agradar ao público de todas as idades. A programação vai até 15 de junho e todas as apresentações têm entrada gratuita.

A Mostra inicia às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com “Peças fáceis”, espetáculo produzido pelo grupo Pró-Posição de Sorocaba/SP. Quinto trabalho da parceria cênica entre a artista Janice Vieira e sua filha, Andréia Nhur, a criação propõe um “estudo sonorocoreográfico” de algumas peças musicais compiladas pelo compositor barroco Johann Sebastian Bach (1685-1750) e sua esposa Anna Magdalena Bach (1701-1770). Segundo o grupo, a obra mistura Bach e dança, música ibérica e ritmos brasileiros numa ciranda de memórias culturais para se ouvir dançar: “Movimento e som são produzidos na mesma dimensão temporal, ora por um disparo de voz que é gesto dançado, ora por uma propulsão de instrumento que é corpo”. A classificação é livre. 

Na quinta-feira, dia 13, às 20h, o palco do teatro receberá o grupo tatuiano Nossa Trupe Teatral, com “A incomum arte de não prestar pra nada”. Escrita pelos professores do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, João Fabbro e Thiago Leite, com direção de Rodrigo Cassiano da Costa, a obra traz uma dupla de palhaços que se encontra “em um lugar qualquer, no grande e esperado tempo do acaso”, para mostrar seu talento. Entre uma trapalhada e outra e em meio a números tradicionais do mundo do circo, Malakai e Sinforoso transformam sua tentativa de sucesso num “magnífico fracasso”. A classificação também é livre.

Na sexta-feira, dia 14, às 16h, na Sala Preta de Artes Cênicas, a Cia. Ímpares, de Tatuí, encena “(ab)surdo coração”. A peça escrita por André Kaires e Marcelo Proença Maciel é uma reflexão sobre o que vem após o grito e as lágrimas de corações arruinados por relações superficiais e vazias. Na história, uma moça, momentos antes de uma cirurgia de emergência, tem um encontro inevitável consigo mesma. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

Ainda na sexta-feira, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, o grupo Coletivo Cê, de Votorantim/SP, apresenta “1989”. Escrita coletivamente pela equipe e com direção de Júlio Mello, a peça acompanha o cotidiano de uma típica família interiorana – pai, mãe, filha adolescente e avô – em frente ao televisor. O ano é 1989, durante a primeira eleição direta para presidente após a ditadura militar. “Imagine entrar numa máquina do tempo e viajar de volta para o ano 1989. A programação televisiva ‘zapeada’, com fragmentos de fatos marcantes da época, conduz a dramaturgia, que sugere um mergulho lúdico no tempo para reflexão de temas atuais, como relacionamentos interpessoais, alienação e pós-verdade”, descreve o grupo. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

No sábado, dia 15, às 15h, no Teatro Procópio Ferreira, a Cia. Teatral Sarapós, de Sarapuí/SP, encena “Coisas do Interior”, sob a direção de Gustavo Barros. Segundo ele, no início do ano, uma das turmas da companhia, com a missão de fazer uma pesquisa mais consistente e elaborada, voltou seu olhar para as crendices e particularidades do universo caipira. O jovem escritor de Sarapuí, Diego J. Rosa, compilou histórias (ocorridas e imaginadas) da cidade e deu origem à peça: “A pacata cidade de Sarapuí está em polvorosa. Depois de uma longa e funesta dúvida sobre como um caixão deve entrar no cemitério para garantir o acolhimento do morto no reino do céu, um defunto reviveu em pleno cortejo e está disposto, para ter um enterro digno, a contar os pecados daqueles que estão envolvidos na grande confusão. Do povo às autoridades, será que alguém sobrevive à língua afiada do morto que desmorreu?”. A classificação indicativa é para maiores de 10 anos.

E no sábado, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, a Cia. Exodus Art’s de Tatuí/SP encerra a 5ª Mostra Téspis, com “Acima de qualquer suspeita”, que tem texto e direção de Rose Tureck. O espetáculo aborda a exploração sexual de crianças e adolescentes, propõe uma reflexão sobre o que leva o jovem a se prostituir e sobre as pessoas que, direta ou indiretamente, levam vantagem nesse processo. Na história, Berta é uma garota de 12 anos que vive numa cidade do interior. Ingênua, romântica e sonhadora, ela estava feliz com Fred, seu primeiro namorado. A mãe era sua única amiga. Até que ela conhece Lia e Nanete e, para ser aceita pelas novas amigas, entra no mundo obscuro e perigoso de Paulo e do Doutor. Será que ela consegue encontrar o caminho de volta para sua casa, sua mãe e seu querido Fred? A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

Mostra Téspis

A Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí chega a sua quinta edição, cumprindo seu objetivo de oferecer a estudantes e profissionais das artes de palco a oportunidade de sair da rotina de estudos para vivenciar a arte e trocar experiências. O evento reúne grupos teatrais profissionais e atuantes que têm em sua direção ou elenco atores formados no curso de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. A iniciativa convida os ex-alunos a voltarem aos palcos da instituição para mostrar a evolução de seus trabalhos. Ao mesmo tempo, oferece aos estudantes de Teatro da escola a possibilidade de conhecer projetos diferentes e trocar experiências com quem já está no mercado de trabalho. 

O nome Téspis é uma homenagem ao primeiro ator e produtor teatral da história do teatro ocidental. A 5ª Mostra Téspis é organizada pela coordenadora da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Fernanda Mendes, e pelo coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, Rogério Vianna. O evento é uma ação colaborativa entre o Conservatório e a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

SERVIÇO
5ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí
Rogério Vianna e Fernanda Mendes, coordenação

Espetáculo “Peças Fáceis”
Grupo Pró-Posição (Sorocaba-SP)
Com Janice Vieira e Andréia Nhur
Data: 12 de junho, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Espetáculo “A incomum arte de não prestar pra nada”
Nossa Trupe Teatral (Tatuí-SP)
Rodrigo Cassiano da Costa, direção
Data: 13 de junho, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Espetáculo “(ab)surdo coração”
Cia. Ímpares (Tatuí-SP)
André Kaires, direção
Data: 14 de junho, sexta-feira
Horário: 16h00
Local: Sala Preta – Setor de Artes Cênicas
Rua Quinze de Novembro, 63/65
Entrada gratuita
Classificação: 16 anos

Espetáculo “1989”
Coletivo Cê (Votorantim-SP)
Júlio César de Mello, direção
Data: 14 de junho, sexta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos

Espetáculo “Coisas do Interior”
Cia. Teatral Sarapós (Sarapuí-SP)
Gustavo Barros, direção
Data: 15 de junho, sábado
Horário: 15h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: 10 anos

Espetáculo “Acima de qualquer suspeita”
Cia. Exodus Art’s (Tatuí-SP)
Jaqueline Medeiros, atriz convidada
Noel Santos, músico convidado
Rose Tureck, texto e direção
Data: 15 de junho, sábado
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário