Nosso Jornal Online

Tatuí, 


domingo, 14 de janeiro de 2018

Rio Sorocaba transborda e alaga o bairro Cachoeirinha

Defesa Civil de Boituva atribui  fato a falha na abertura de uma das comportas da usina hidrelétrica da Americana.

Por G1 Itapetininga, editado pelo DT

Usina não abre comporta e água do Rio Sorocaba transborda e alaga bairro Cachoeirinha.

13/01/2018 - Os moradores do bairro Cachoeirinha, divisa de Tatuí com Boituva, foram surpreendidos na manhã deste sábado (13) com uma enchente. Apesar da chuva registrada neste fim de semana na região, a Defesa Civil de Boituva, a quem pertence o bairro, informou que o volume de água não foi suficiente para alagar as casas, e que o problema foi uma falha na usina hidrelétrica do distrito da Americana, do lado de Tatuí, provocando o alagamento.

“O alagamento não foi causado por causa da chuva. Para isso acontecer deveria ter chovido mais de 60 milímetros em 72 horas e não choveu nem 15 milímetros neste período. Essa ocorrência foi causada pela usina. Agora nós vamos notificá-la para saber o que ocorreu, que a comporta não foi aberta. A situação já foi controlada e o nível da água já começou a baixar”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Ivanilson Barbosa.

Água atingiu casas do bairro Cachoeirinha, pertencente a Boituva, na divisa com Tatuí (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Segundo o autônomo José Barros da Silva, essa não é a primeira vez que isso acontece no bairro. Eles alegam que a usina não controla corretamente o volume de água do Rio Sorocaba e isso causa o alagamento em cerca de 80 casas.

“Toda vez é esse problema e é a gente quem sofre. Já perdi as contas de quantas enchentes aconteceram no bairro. Essa enchente não foi causada pela chuva, foi a comporta da usina que não abriu. Já reclamamos sobre isso, mas continua do mesmo jeito”, afirma.

O bairro Cachoeirinha é uma área de lazer de muitos tatuianos. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário