Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Secretário estadual de Energia e Mineração deverá estar em Tatuí no evento da RMS

Secretário João Carlos de Souza Meirelles participará de reunião da Região Metropolitana



Da Redação

Na segunda-feira (31/07), acontecerá em Tatuí a décima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento terá seu início às 10h, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos e deverá reunir prefeitos de 27 municípios, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e representantes do Governo do Estado em diversas áreas e sociedade civil.

A reunião, que será presidida pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, presidente de RMS, contará com a presença do secretário estadual de Energia e Mineração, João Carlos de Souza Meirelles, que abordará o tema “Avançar na discussão sobre a Gestão e Destinação de Resíduos Sólidos e Modelos de Consórcio”, explicando sua forma de implantação e aspectos jurídicos envolvidos.

Tatuí, junto com Sorocaba e Itu, é município sede de uma das Sub-regiões da Região Metropolitana de Sorocaba. Sub-Região 1, a maior em número de municípios, é formada por Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga, município que foi incorporado à região após a sua institucionalização; a Sub-região 2 é integrada por Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque; e a Sub-região 3 é formada por: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.

A secretaria-executiva da RMS é exercida pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A) até a implantação definitiva da Agência Metropolitana.

Números da Emplasa indicam que a RMS tem 2 milhões de habitantes representam 4,6% da população estadual. A região gera cerca de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista.

Estará em pauta também na reunião a definição de cronograma e de nomes dos responsáveis municipais pelo PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), tema que já está sendo discutido em reuniões temáticas desde o começo do ano.

A prefeita anfitriã, Maria José Vieira de Camargo, tem uma boa expectativa com relação à reunião: “avançar na questão do PDUI, que é o planejamento urbano regional; cobrar sobre a implantação efetiva da Agência Metropolitana e discutir outros assuntos de prioridade regional vai ser muito importante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário