sábado, 8 de julho de 2017

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí participa do Festival de Inverno de Campos do Jordão no dia 16 de julho

O repertório, com solos de saxofone e trombone, será apresentado em Tatuí no dia 12 de julho



A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí é uma das atrações do 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece na cidade serrana durante o mês de julho. O conjunto regido pelo maestro João Maurício Galindo faz apresentação na Praça do Capivari, no dia 16 de julho, domingo, às 12h, sem cobrança de ingresso.

O repertório, com solo de saxofone de Bruno Camargo, e de trombone com Silas Falcão, será apresentado em Tatuí no dia 12 de julho, quarta-feira. O concerto acontece às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, e os ingressos estão à venda por R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

O maestro Galindo destaca as peças do início e do fim do concerto, ambas de compositores franceses do século 19. A abertura será com a ópera “Les Francs-Juges”, de Hector Berlioz. Trata-se da primeira ópera do compositor, que tinha apenas 23 anos quando a criou. Descontente, destruiu toda a partitura, com exceção de alguns trechos, incluindo a abertura.

Galindo afirma que, pela qualidade da abertura, podemos acreditar que, infelizmente, muita música excelente desapareceu. “A abertura é mesmo uma belíssima peça, com momentos de grandiosidade, delicadeza, mistério, e uma encantadora melodia, que já mostram o grande talento do compositor, que viria ser reconhecido como um dos maiores do seu tempo”, comenta.

No final do concerto serão ouvidos trechos da música do balé “Coppèlia”, de Leo Delibes. “Delibes é hoje um compositor pouco lembrado, mas foi um dos mais inspirados melodistas da música clássica europeia”, destaca o regente, lembrando que ninguém menos que Piotr Ilitch Tchaikovsky dizia invejar o seu enorme talento. “Coppèlia” estreou em Paris em 1870 e mantém-se até hoje como um dos balés mais populares, apresentado com frequência nos principais teatros do ocidente.

Entre as duas obras, o público poderá conhecer dois jovens solistas brasileiros em plena ascensão, tocando peças da primeira metade do século 20. O primeiro é o saxofonista Bruno Camargo, que interpretará a “Fantasia para saxofone soprano e orquestra”, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de um pequeno concerto para saxofone, acompanhado por uma orquestra formada por cordas e trompas, apenas. “É uma obra cheia de elementos da música popular brasileira, que compõem o tecido musical de maneira sutil e delicada”, aponta o maestro.

O segundo jovem solista é o trombonista Silas Falcão, que tocará o “Concerto para trombone e orquestra” do compositor dinamarquês Launy Grondahl. “É uma obra de caráter solene, que explora com muita habilidade as possibilidades melódicas do trombone”, resume o regente da Orquestra Sinfônica.



Bruno Camargo
Formado em saxofone pelo Conservatório de Tatuí na classe do professor Marcos Pedroso e também em licenciatura em Música com foco na Educação Musical pela Universidade Metropolitana de Santos.

Foi premiado em concursos nacionais e internacionais, entre eles: um dos três vencedores do Intercâmbio entre a UFSM e Universidade da Geórgia (EUA); quinto prêmio no Concurso Internacional de Saxofone Clássico de Brasília; segundo prêmio no Concurso Internacional para Quarteto de Saxofones de Brasília; e Segundo Prêmio no Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Integrou importantes grupos do Estado de São Paulo. Entre eles, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, além de participações com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão (considerado destaque individual na execução de “Quadros de uma exposição”), e por fim com a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (com esta gravou um CD com Antonio Meneses sob a regência de Cláudio Cruz), além de uma turnê pelos EUA, tocando em importantes salas como Alice Tully Hall (NY) e Kennedy Center (Washington).

Atualmente continua os estudos na classe de saxofones no Conservatório Nacional da Região de Lyon (França), na classe de Jean-Denis Michat.



Silas Falcão
Iniciou os estudos na Fundação das Artes de São Caetano do Sul no ano de 2004. Posteriormente estudou nas seguintes instituições: Emesp, Faculdade Mozarteum, Academia da Osesp e Instituto Federal de Goiás. Estudou com professores renomados como Valdir Ferreira, Darcio Gianelli e Wagner Polistchuk.

Atuou em diversas orquestras: Experimental de Repertorio, Orquestra Bachiana, Sinfônica Heliópolis, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Filarmônica de Jalisco (México). Atualmente é primeiro trombone da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás.

Foi finalista e premiado no “Prelúdio”, da TV Cultura; Concurso Internacional de Solistas Waslau Borkowski; e Concurso Internacional de Solistas de Campos do Jordão. Também teve participações de destaque nos concursos da Lazth, em Dulssedorf, e no I Concurso de Solistas no Budapest Music Center.

Apresenta-se regularmente como solista de orquestra e de música de câmara em diversos festivais e concursos internacionais de música.



Cinco bolsistas do Conservatório de Tatuí
Além dos 80 concertos em Campos do Jordão e na capital paulista, o 48º Festival de Inverno oferece vagas para 205 bolsistas no núcleo pedagógico (Sala São Paulo). A Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, faz quatro concertos, dois regidos por Neil Thomson (Filarmônica de Goiás) e dois por Alexander Liebreich (Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional Polonesa). A edição 2017 do Festival de Inverno de Campos do Jordão terá cinco bolsistas do Conservatório de Tatuí: Daniel Satler Castilho (tuba), Giovana Sanches Martins (harpa), André Vieira Rocha (trompa), Juan M. Quinteiros Estrada (trompa) e Marcos Weslley da Silva (fagote).

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário