sábado, 29 de julho de 2017

Ex-aluno de piano do Conservatório de Tatuí lança álbum no Teatro Procópio Ferreira

João Leopoldo recebe o trombonista Bocato no dia 2 de agosto para apresentar “Oi, Tudo Bem?”



O pianista João Leopoldo lançará o álbum “Oi, Tudo Bem?” em apresentação no Teatro Procópio Ferreira no dia 2 de agosto, quarta-feira, durante a Programação da 75ª Semana Paulo Setúbal, comemorativa ao aniversário de Tatuí. O ex-aluno de piano do Conservatório de Tatuí receberá o trombonista Bocato em apresentação organizada pela Prefeitura de Tatuí e cujo ingresso custa um quilo de alimento.

“Oi, Tudo Bem?” é um trabalho contemplado no ProAC (Programa de Ação Cultural) para gravação e distribuição de álbum musical. O disco traz convidados renomados e inspira-se em ritmos e sons de Luiz Tatit, Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes e outros compositores que brincam com as palavras, em um universo que pode tanto ser contemplado por adultos e crianças.

O trabalho, que traz nas letras e arranjos elementos nítidos de filosofia e dramaturgia, foi gravado durante um mês e produzido no estúdio Casa Capello de Edu Capello, com 12 faixas. Bocato, responsável pelo inconfundível trombone em gravações nos discos de Itamar Assumpção, participa do trabalho do pianista. “Fiquei muito surpreso com a qualidade musical e poética do trabalho do João. Seu trabalho tem muita influência da vanguarda paulista e do jazz”, afirma o trombonista, que participa de alguns dos shows da atual turnê, caso de Tatuí.

João Leopoldo revela sua empolgação ao falar sobre o novo trabalho. “Eu estou muito feliz por ter o Bocato no time, ainda mais porque ele gravou com o Itamar, uma das minhas maiores influências musicais”, comenta o artista. Além de Bocato, o disco conta com a participação do violinista Ricardo Herz e, em uma das faixas, a voz de André Abujamra. “Compositor de mão cheia e grande intérprete, o João é um dos grandes nomes da nova música brasileira. Ele inova, sem esquecer a tradição”, comenta Herz. O álbum ainda tem participação de parceiros novos e antigos de João Leopoldo, tais como a cantora Selma Fernands, o baixista Rubem Farias e os guitarristas Raul Misturada e Paulo Monarco.

O show no Teatro Procópio Ferreira começa às 20h. Os alimentos não perecíveis devem ser trocados por ingressos antecipadamente, a partir do dia 25 de julho, das 9h às 17h, no Museu Histórico Paulo Setúbal. O material arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. Além de Tatuí, apresentações abertas ao público acontecem em Caraguatatuba (dia 29 de julho), São José dos Campos (dia 10 de agosto) e São Paulo (23 de agosto).



João Leopoldo
Paulistano crescido em Sorocaba, foi iniciado no piano aos 10 anos e começou os estudos no Conservatório de Tatuí aos 14 anos. Após fazer a releitura da obra passional do tenor trágico Vicente Celestino, abordando o discurso das perdas afetivas no universo masculino (“Canções Fatais” – 2012, com Cida Moreira); João abordou o universo feminino, delicado e sensível de Dolores Duran (show “Dolores in Blues” – 2014).

Lançou o álbum puramente autoral “Novo”, em 2015, em piano e voz, exatamente como se apresentava. Em “Oi, Tudo Bem?”, divisor de águas na carreira, pela primeira vez grava com banda e em estúdio, canções sobre questionamentos existenciais, afetivos, brincadeiras musicais e poéticas.

Oi, Tudo Bem?
“Minha música quer te conhecer”. É assim que João apresenta o novo álbum, “Oi, Tudo Bem?”. As doze faixas são um divisor de águas na carreira do pianista, já que, pela primeira vez, João produz um disco inteiramente com banda em estúdio para distribuição, ao contrário dos formatos feitos para internet de outrora ou os shows teatrais que realizou no passado.

Em “Nada Demais”, faixa que abre o trabalho, João aborda “o valor da existência do nada”. A segunda faixa, “Maria”, parceria com Menino Josué e Edu Capello, conta a trajetória de um personagem que não concorda com as decisões divinas, seguindo o modelo dos causos cantados. “Eu não gosto mais de você” brinca com as palavras valorizando o sentimento de desejo sobre a perda do interesse nas coisas. Na faixa seguinte, “Diferente Porém Igual”, o músico aborda a condição de igualdade sobre a visão das diferenças humanas.

“É fácil ser difícil” fala sobre a dificuldade em encontrar respostas para perguntas simples. Em seguida, as faixas “Tá Faltando Assunto” (dificuldade de comunicação no relacionamento) e “Horas a Feel” (canção sobre um olhar devorador). A primeira metade do trabalho culmina em “Páginas em Branco”, de Edu Capello, sobre assumir os riscos das decisões.

Depois, vêm as faixas “Antes de Nascer” (sobre moldar a vida antes de ela existir) e “Todos os tempos no agora” (sobre os anseios da alma). Na penúltima faixa, “Ah!!!”, João imaginou Caetano Veloso cantando, com a ideia de que tudo pode ser expressado pela primeira letra do alfabeto num afeto tropicalista. O álbum termina com “A tragédia do som”, uma greve geral dos instrumentos.

Apoio Cultural: Em 2017, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e do Grupo CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário