sexta-feira, 14 de julho de 2017

Centro de Zoonoses faz bloqueio na área central após morcego com Raiva ser encontrado

Ação começou nesta sexta-feira (14). Agentes passarão nas casas verificando se cães e gatos estão vacinados.
Por G1 Itapetininga e Região

Zoonoses de Tatuí realiza bloqueio contra a raiva em animais (Foto: Reprodução/TV TEM)
O Centro de Zoonoses de Tatuí começou na manhã desta sexta-feira (14) a realizar um bloqueio em casas da área central após o resultado de exame de um morcego, que foi encontrado em maio deste ano, dar positivo para raiva.

Segundo o agente de controle de Zoonoses, Samuel Gimenez, todos os animais de estimação que receberam a vacina há mais de um ano devem ser vacinados novamente.

“O morcego encontrado é um insetívoro, ou seja, se alimenta de insetos. Ele foi encontrado vivo, fizemos a coleta, enviamos para análise e o resultado do exame deu positivo para raiva. Por isso o bloqueio é importante. Caso o animal esteja com a vacinação em atraso, iremos aplicar novas doses”, explica Gimenez.

Vacina é único meio de prevenir a raiva, afirma Centro de Zoonoses (Foto: Reprodução/TV TEM)
Raiva

Segundo o Centro de Zoonoses, a raiva é uma doença que passa dos animais ao homem e vice-versa. O vírus é transmitido ao homem por meio da saliva e secreções do animal contaminado, principalmente pela mordida.

Normalmente, a transmissão ocorre por cães ou morcegos. O vírus ataca o cérebro, causando uma inflamação e na maioria dos casos é fatal. O único meio de se prevenir é através da vacinação, que deve ser feita anualmente.

O vírus é transmitido ao homem por meio da saliva e secreções do animal contaminado, principalmente pela mordida (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário