quarta-feira, 26 de julho de 2017

BuZum! traz seu novo espetáculo Mamulengo a Tatuí nos dias 7 e 8 de agosto

Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, a itinerância da peça inspirada na cultura popular brasileira tem patrocínio da CCR SPVias e acontece entre 31 de julho e 31 de agosto.

Mamulengo (foto Pedro Andreetta)

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR levam a 16 cidades do interior paulista o espetáculo Mamulengo, nova criação do projeto BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas. Com o patrocínio da CCR SPVias, entre 31 de julho e 31 de agosto, o BuZum! apresenta 168 sessões gratuitas da peça que explora a cultura popular por meio de bonecos criados por mestres tradicionais de Pernambuco.

As sessões do BuZum! são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR, como a CCR SPVias.

O enredo de Mamulengo envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a "Capital do Mamulengo".

Com texto de Beto Andreetta e direção de Wanderley Piras, o espetáculo também mostra crianças de universos distintos que se encontram e exploram a cultura popular juntos. Enquanto uma criança é mais voltada à tecnologia e brinca com um ‘smartphone’, a outra tem uma mala com um ‘segredo’. Elas iniciam uma conversa e começam a interagir e compartilhar suas culturas. João, neto de um mamulengueiro, mostra que dentro de sua mala há um boneco, gerando curiosidade em sua amiga, e, a partir daí, a história se desenrola.

O mamulengo / O mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente encontrado no estado de Pernambuco. Há dúvidas a respeito da origem do nome, mas acredita-se que tenha vindo do termo “mão molenga”, ou “mão mole”, mostrando que quem faz a manipulação deve ter uma grande habilidade manual. Em geral, os mamulengueiros trabalham com dois personagens ao mesmo tempo e muitas vezes manipulam mais de 60 bonecos durante uma brincadeira. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos. Tradicionalmente, as apresentações são feitas em praças públicas ou durante festejos religiosos, que podem durar horas ou dias, com temáticas bíblicas ou atualidades. Em 2015, o Mamulengo recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecimento dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Itinerância de Mamulengo pelo interior de São Paulo / De 31 de julho a 31 de agosto, o BuZum! leva o espetáculo Mamulengo para alunos da rede pública de ensino de 16 cidades no estado de São Paulo: Bofete, Torre de Pedra, Porangaba, Quadra, Cesário Lange, Tatuí, Capela do Alto, Sarapuí, Alambari, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Buri, Taquarivaí, Itaberá e Itararé.

Durante o primeiro semestre, entre 29 de maio e 09 de junho, 70 sessões gratuitas de Mamulengo foram apresentadas a alunos de escolas públicas das cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Águas de Santa Bárbara, Itaí, Avaré, Cerqueira César, Itatinga, e Pardinho.

BuZum! 7 anos / Em setembro de 2017, o BuZum! completa sete anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar: são 300 mil quilômetros rodados para realizar 9 mil apresentações a aproximadamente meio milhão de pessoas em 1.000 escolas públicas de 250 cidades em nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Educação / Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mari Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno por meio de charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. As crianças presentes na plateia recebem: um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças; e o gibi BuZum! em Quadrinhos, que traz o enredo de espetáculos do projeto no divertido formato de história em quadrinhos.

Repertório / O repertório da companhia tem 10 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil, considerando as estreias de 2017. São elas: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; Máquinas, sobre a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreia Mamulengo e Que lixo é lixo?.

Prêmios / Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Sobre o Instituto CCR / O Grupo CCR criou em 2014 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa. O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 185 milhões em projetos estruturados.

FICHA TÉCNICA “Mamulengo”

Concepção e texto_ Beto Andreetta

Direção_ Wanderley Piras

Elenco_ Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Geovana Oliveira, Júlia Barnabé, Kelly Guidotti, Nilton Marques, Nina Rocha, Thiago Thalles e Tita Azavedo

Trilha sonora_ César Maluf

Criação e confecção de bonecos e cenário_ Genilda Felix, Joelma Felix, Dejane Maria, Mestre Bila, Mestre Zé Lopes, Miro dos Bonecos, Bibio de Saúba, Neide.

Direção de produção_ Mari Gutierrez

Coordenação de produção_ Aldo Andreetta

Produção executiva_ Fabíola Gonçales e Juliana Christão

Produção de campo_ Akira Martins, Eduardo Paiva, Leonardo Brandão e Thiago Catelani 

Design gráfico_ Sato do Brasil e Murilo Thaveira> casadalapa

Fotos_ Pedro Andreetta

Técnicos de som e luz_ Alan Ferreira, Cristiano Santana​ e Henrique Hertzel

Motoristas_ José Valério, Luís Carlos da Costa​ e​ Renner Santos

Direção administrativa_ Jackson ​Íris

Assistente financeiro_ Glaucia Souza

Assessoria de imprensa_ Buriti Comunicação

Realização_ BuZum!​


Serviço

BuZum! apresenta Mamulengo no interior do estado São Paulo

BOFETE – 31 de julho

TORRE DE PEDRA – 1º de agosto

PORANGABA – 02 de agosto

QUADRA – 03 de agosto

CESÁRIO LANGE – 04 de agosto

TATUÍ – 07 e 08 de agosto

CAPELA DO ALTO – 09 e 10 de agosto

SARAPUÍ – 11 de agosto

ALAMBARI – 14 de agosto

ITAPETININGA – 15 e 16 de agosto

SÃO MIGUEL ARCANJO – 17 e 18 de agosto

CAPÃO BONITO – 21 e 22 de agosto

BURI – 23 de agosto

TAQUARIVAÍ – 24 de agosto

ITABERÁ – 25 de agosto

ITAPEVA – 28 e 29 de agosto

ITARARÉ – 30 e 31 de agosto

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

Classificação: Livre

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Mais informações em www.buzum.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário