Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

sábado, 17 de junho de 2017

Roteirista tatuiense lança projeto de curta metragem sobre amizade e magia

Estudantes de Audiovisual fazem financiamento coletivo para curta-metragem

 

Uma campanha no site de financiamento coletivo Catarse quer arrecadar R$ 13 mil para produção de um curta-metragem sobre garotas mágicas. A Melhor Amiga, do roteirista tatuiano Bruno Luvizotto, conta a história de Ciça, uma adolescente que precisa lidar com a descoberta de que sua melhor amiga, Laís, recebeu superpoderes e a missão de defender o universo de forças malignas.

Inspirado no gênero de anime mahou shoujo, presente em clássicos da cultura oriental como Sakura Card Captors e Sailor Moon, o filme é de autoria de estudantes do último ano de Audiovisual da ECA USP. O tema da história é a amizade entre duas adolescentes comuns, apesar da magia envolvida. As contribuições com o orçamento da produção podem ser feitas até o dia 28 de junho e serão oferecidas recompensas para quem apoiar o projeto.

Para o diretor Andrey Moritz, o ponto forte do curta-metragem é o viés pouco abordado em histórias sobre super poderes. “A melhor amiga de uma garota com poderes é um tipo de personagem que normalmente aparece de forma secundária, servindo essencialmente como um espelho de realidade para a super-heroína ou como uma donzela em perigo. A melhor amiga, por mais que não corra tantos riscos quanto a garota mágica, passa por tantas crises quanto a própria super-heroína. Estas crises, ao serem tratadas por personagens realistas, como Ciça, tornam-se pontos de desenvolvimento e amadurecimento das personagens”, defende.


De acordo com a produtora Flávia Lucena, mesmo com a proposta de colocar Ciça em oposição a um universo mágico, é necessário mostrar elementos desse universo paralelo para que a protagonista acredite nos poderes de Laís. “Por isso, a maior parte do valor arrecadado na campanha será gasto com a criação do mundo mágico. Ou seja, esse dinheiro vai ser usado para custos com locais de filmagens, construção de cenários, figurinos e os objetos mágicos”, explica.

“Por mais que o foco da história seja na amizade das duas no mundo real, o mundo mágico precisa ser muito bem pensado, tanto por ser essencial para a narrativa, quanto por ter que ser executável com os recursos disponíveis. O resultado precisa ser crível e transmitir o fascínio que essa magia exerce sobre a protagonista também para o espectador”, detalha a diretora de arte Alice Hirata.

Mahou Shoujo - É um gênero de anime e mangá centrado em garotas adolescentes que ganham poderes mágicos e têm que lutar contra forças do mal sem revelar sua identidade para família e amigos. O gênero é um dos mais bem sucedidos, tendo representantes que você provavelmente conhece: Sailor Moon, Sakura Card Captors, Corrector Yui, todos animes que uma geração inteira cresceu acompanhando. Apesar de toda a mágica que envolve as personagens principais desse gênero, elas costumam ter uma melhor amiga que não possui super poderes, como é o caso da Tomoyo, de Sakura Card Captors, de também da Naru, de Sailor Moon. São personagens como elas que o curta ‘A Melhor Amiga’ vai explorar. 

As contribuições com o orçamento da produção podem ser feitas até o dia 28 de junho e serão oferecidas recompensas do universo do filme para quem apoiar o projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário