quarta-feira, 28 de junho de 2017

'Ele estava em um cantinho pedindo socorro', diz vizinho que resgatou idoso de incêndio

Segundo os bombeiros, suspeita é que incêndio tenha sido causado por uma vela. Idoso de 74 anos teve 57% do corpo queimado e corre risco de amputar as pernas, diz enfermeira.
G1 Itapetininga e Região

Idoso sofre queimaduras após incêndio supostamente causado por vela em Tatuí
A ocorrência de incêndio que destruiu uma casa e deixou um idoso de 74 anos gravemente ferido, na noite de terça-feira (27), em Tatuí (SP), só não foi mais trágica por causa de um ato heroico de um vizinho que conseguiu arrombar a porta da casa e resgatar o morador que estava no quarto. O idoso foi socorrido com 57% do corpo queimado, mas, devido à gravidade dos ferimentos, corre risco de amputar as pernas.

Em entrevista à TV TEM nesta quarta-feira (28), o vizinho Fernando Sebastião conta que estava em sua casa quando ouviu os pedidos de socorro da vítima. Ele foi até o local e, com o filho, ajudou a resgatar o morador que estava no canto do quarto. Durante o resgate, também sofreu queimaduras nas pernas.

“O quarto estava tomado pelas chamas e eu não conseguia ver onde ele [idoso] estava. Então voltei correndo, peguei um lençol, molhei e joguei na cabeça, só assim consegui voltar para dentro da casa e enxergá-lo. Ele estava em um cantinho pedindo socorro, consegui puxá-lo pelos braços e trazê-lo para fora”, explica o vizinho.
O supervisor Fernando Sebastião e seu filho resgataram o idoso do incêndio em Tatuí (Foto: Reprodução/TV TEM)
De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas informaram que, apesar de ter energia elétrica em casa, o morador tem o costume de acender uma vela para tomar remédio. A suspeita é, que desta vez, a vítima teria esquecido de apagar a vela, que caiu sobre o colchão e deu início ao incêndio.

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e encaminhou o idoso ao pronto-socorro. Segundo a enfermeira Juliana Maria Draus Sfair, ele sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus, e a parte mais afetada foram as pernas. Devido à gravidade dos ferimentos, o morador corre o risco de ter as pernas amputadas.

“Ele teve 57% do corpo queimado e seu estado de saúde é grave. Agora ele está sedado, precisou ser entubado e está respirando através do respirador para proteger as vias respiratórias. Agora aguardamos uma vaga para transferi-lo em um hospital especializado”, afirma Juliana.

O caso foi registrado na delegacia e as causas do incêndio serão investigadas pela polícia.

Idoso sofreu diversas queimaduras pelo corpo, após a casa onde mora pegar fogo em Tatuí (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fernando Sebastião também foi socorrido com queimaduras nas pernas (Foto: Reprodução/TV TEM)

Idoso foi socorrido e levado ao pronto-socorro de Tatuí, onde está internado (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário