quarta-feira, 14 de junho de 2017

Conservatório de Tatuí tem cinco dias de Provas Abertas de MPB/Jazz

Apresentações gratuitas acontecem entre os dias 19 e 23 de junho, em dois horários



O Conservatório de Tatuí realiza mais uma edição das Provas Abertas de MPB/Jazz. As apresentações acontecem diariamente em dois horários, às 10h e 14h, entre os dias 19, segunda-feira, e 23 de junho, sexta-feira. Nesses eventos, o Salão Villa-Lobos fica aberto ao público e a entrada é gratuita.

As apresentações desta série constituem parte do processo avaliativo do segundo bimestre letivo para os alunos dos cursos de MPB/Jazz. Os horários da manhã concentram os alunos do curso de canto popular. À tarde, a maioria das apresentações envolvem os cursos de instrumentos como guitarra, violão, contrabaixo, bateria, piano, trompete, trombone, saxofone, flauta transversal e percussão.

Os cinco dias de apresentação totalizam mais de 250 alunos envolvidos. Do curso de canto irão se apresentar em torno de 50 alunos, além dos instrumentistas que fazem o acompanhamento aos cantores. Já as apresentações da tarde devem reunir cerca de 200 estudantes.

A coordenadora da Área de MPB/Jazz, Erica Masson, afirma que, além da avaliação, as provas constituem oportunidades para que os alunos tenham experiências de palco e, ao mesmo tempo, são opções muito boas para o público que gosta de ouvir este gênero musical. “A estrutura dos nossos cursos na Área de MPB/Jazz tornam o Conservatório de Tatuí uma escola única no Brasil. Então, mesmo sendo alunos, a qualidade das apresentações é muito alta”, comenta a coordenadora.

Curso de MPB/Jazz


O curso de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1989, pelo professor Paulo Braga, e é um dos mais concorridos da instituição. Em 1994 passou a ter como prioridade a música brasileira popular, desenvolvendo também um importante departamento de choro que, em 2009, passou a funcionar como uma área independente.



O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade técnica e perceptiva do aluno em seu instrumento possibilitando-lhe tocar em grupos e fornecendo suporte necessário para que ele entenda e aplique seus conhecimentos no cenário musical, tornando-o apto para enfrentar o mercado de trabalho com foco principal na improvisação.

Durante o curso o aluno pode participar de duos, trios, quartetos, combos e big bands. Essa oportunidade possibilita que o aluno coloque em prática todo o material fornecido pelos professores nas aulas de instrumento e de matérias teóricas melhorando a parte técnica, perceptiva e até mesmo expressiva do seu instrumento. Além dos grupos formados nas aulas de prática de conjunto o curso agrega a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário