sábado, 10 de junho de 2017

Comportas de usina são abertas após nível do Rio Sorocaba subir e bairro Cachoeirinha fica inundado

Mais de 50 chácaras ficaram alagadas no bairro Cachoeirinha, de Boituva, divisa com Tatuí, neste sábado (10).

Por G1 Itapetininga e Região 10/06/2017 19h24

Comportas de usina são abertas após nível do Rio Sorocaba subir e bairro rural fica inund

Mais de 50 chácaras do bairro Cachoeirinha, que fica na divisa de Boituva com Tatuí, ficaram inundadas neste sábado (10) após o nível do Rio Sorocaba subir quase dois metros com a forte chuva que atingiu Sorocaba na terça-feira (6). Devido à inundação, quatro comportas da usina hidrelétrica, de Tatuí, foram abertas e moradores precisaram abandonar os imóveis.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Ivanilson Ferreira Barbosa, a água que inundou o bairro é de Sorocaba (SP) e Votorantim (SP). “Essa água vem do Rio Sorocaba, em Sorocaba, desce de Votorantim e pega a cabeceira do rio Sarapuí. Certamente é da chuva que foi registrada durante a semana”, afirma.

Carlos Eduardo de Oliveira é supervisor de operações da usina que precisou abrir as comportas e explica que a chuva na bacia do rio Sorocaba demora cerca de 72 horas para chegar na região de Boituva e Tatuí. Por isso, a inundação aconteceu apenas neste sábado (10). "O rio Sorocaba está com 2,20 metros acima do nível normal e com 370 metros cúbicos de água por segundo passando pelas comportas. Já em dias normais, são apenas 40 metros cúbicos", explica.

Ainda segundo o supervisor, das 11 comportas, quatro estão abertas, quatro parcialmente abertas e três fechadas. “Estamos em contato com as defesas civis de Boituva e de Tatuí coordenando a operação de abertura e fechamento das comportas. Se não chover, a água deve começar a baixar nas próximas 12 horas”, afirma.

Bairro rural de Boituva fica inundado após nível do Rio Sorocaba subir com chuva (Foto: Reprodução/TV TEM)

Moradores precisaram sair dos imóveis após inundação em bairro rural de Boituva (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo a Defesa Civil, a maioria das pessoas usa os imóveis apenas de fim de semana. Porém, cinco famílias moram no bairro e precisaram ser levadas para casas de parentes. “A maioria perdeu móveis e eletrônicos, e já foi para casa de parentes. Ainda tem umas 30 pessoas que as casas não foram totalmente atingidas. Mas já solicitamos um quite de ajuda humanitária para quem perdeu todos os bens. Já as outras casas que ficaram alagadas, os proprietários não moram nelas e as usam apenas nos finais de semana”, afirma.

Para o morador Wagner Kleye, toda vez que inunda causa prejuízos para todos e, apesar da maioria saber que pode acontecer, é sempre assustador. “Foi muito crítico. Começa a encher de repente. Embora a gente sabe que acontece isso, sempre assusta. Então, a gente tira as coisas e coloca em barco. Tem mais ou menos 30 pessoas que residem aqui e a gente procura ajudar. É complicado quando acontece isso, por mais que sabemos que pode acontecer. Geralmente a gente perde muita coisa, como colchão, mantimento”, conta.

Chácaras em Boituva ficaram alagadas neste sábado (10) (Foto: Reprodução/TV TEM)

Bairro rural ficou totalmente inundado após nível do Rio Sorocaba subir (Foto: Reprodução/TV TEM)

Moradores perderam móveis e eletroeletrônicos com a inundação em Boituva (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário