domingo, 22 de janeiro de 2017

RESUMO SOBRE A CRISE DA SANTA CASA

Eduardo Sallum, vereador pelo PT

POR QUE OS FUNCIONÁRIOS DA SANTA CASA ESTÃO EM GREVE?
Os funcionários estão em greve pois não recebem pagamento, benefícios e seus direitos desde novembro.

POR QUE A SANTA CASA NÃO PAGA SEUS FUNCIONÁRIOS?
A Santa Casa alega que não tem dinheiro.

DE ONDE VEM O RECURSO PARA SANTA CASA?
A Santa Casa é uma entidade privada, porém filantrópica, que recebe recurso tanto da iniciativa privada quanto do Governo Federal (SUS) e da Prefeitura. Vale ressaltar que a maior parte de seu orçamento vem do dinheiro público.

E POR QUE NÃO ESTÁ VINDO DINHEIRO PÚBLICO PARA A SANTA CASA?
A entidade não pode receber dinheiro público pois não tem a CND (Certidão Negativa de Débito), uma espécie de selo que certifica que a entidade está com suas contas em dia.

E POR QUE NÃO TEM O SELO?
A Santa Casa não tem esse selo hoje pois está endividada, resultado de sucessivas más gestões que passaram por ela. Para adquirir novamente o selo, a entidade deve buscar renegociar suas dívidas.

EM QUE PÉ ESTÁ A RESOLUÇÃO DESSA CRISE?
A administração da entidade está entrando na Justiça pedindo que libere a Santa Casa para receber dinheiro público, mesmo não tendo a CND em caráter de urgência, para depois conseguir regular sua saúde financeira. A Santa Casa aposta nessa saída para sua crise financeira de maneira paliativa.

O QUE A POPULAÇÃO PODE FAZER PARA AJUDAR?
Primeiro devemos apoiar os trabalhadores em greve que tão passando extrema necessidade pela falta de recebimento de seus salários. Segundo, devemos cobrar da administração da Santa Casa um plano de resgate financeiro da entidade, visto que esta é de utilidade pública. E terceiro, cobrar que o poder público em Tatuí não prossiga com a relação promíscua com essa entidade, utilizando desta, na maioria das vezes para promoção política ou "cabide de emprego".

OBS. Caso você queira ajudar diretamente a Santa Casa financeiramente, pode comprometer-se com a retirada de carnê mensal de contribuição, ou também fazer doações.

(Imagem Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário