sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Cheias em rios de Tatuí preocupam moradores do bairro Americana

Nível do Rio Sorocaba já subiu mais de três metros e o do Rio Tatuí dois.
Segundo a Defesa Civil, o estado é de atenção e há risco de alagamentos.

Do G1 Itapetininga e Região

Com as chuvas que atingem a região, o aumento dos níveis dos Rios Sorocaba e Tatuí preocupam os moradores do Bairro Americana, em Tatuí, já que no ano passado a maioria deles teve a casa invadida pelas enchentes. De acordo com Defesa Civil, desde o inicio do ano a cidade já registrou 296 milímetros de chuva, mais do que a média esperada para o mês de janeiro.

Segundo a Defesa, o nível do Rio Sorocaba já subiu mais de três metros. Já o nível do Rio Tatuí subiu dois metros, o que deixou uma rua que dá acesso para alguns ranchos alagada. O mecânico José Jorge dos Santos conta que já precisou colocar todos os móveis para cima para evitar maiores prejuízos “Os móveis que são mais valiosos como geladeira e televisão já tiramos da casa, mas mesmo tirando tudo sempre perde alguma coisa”, comenta.

Morador mostra marca do alagamento na parede (Foto: Reprodução/TV TEM)

No ano passado, o Rio Sorocaba subiu mais de cinco metros, alagou o bairro Americana e deixou 15 famílias desabrigadas. Para chegar em algumas casas foi necessário ir de barco. A casa do comerciante José Osmar Seves foi atingida e ainda é possível ver a marca que a água deixou na parede. Ele mora no bairro há 15 anos e conta que já passou pelo problema várias vezes.

“Já inundou cinco vezes a minha casa. Então, tem que sair com móveis, levar tudo e ir para um lugar onde a água não chegue”, diz.

O aposentado José Marcos Florentino Soares mora perto do Rio Tatuí e conta que água nunca chegou até a casa dele, mas está preocupado com as chuvas. “Se continuar chovendo deste jeito daqui a dois ou três dias o rio transborda. Dá medo”, afirma.

'Se continuar a subir teremos que tirar os moradores', diz Defesa Civil (Foto: Reprodução/TV TEM)

Alerta De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, João Batista Alves Floriano, até o momento nenhuma família precisou ser retirada do local. “Se continuar a subir teremos que retirar as pessoas das casas e é importante que a população colabore com essa medida para que ninguém corra risco de vida”, explica.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o local está sendo monitorado e qualquer registro emergencial deve ser comunicado pelo telefone 199. As famílias que forem atingidas e tenham que deixar suas residências serão assistidas pela Defesa Civil, que já tem um protocolo como agir. 
Nível do rio preocupa moradores do bairro Americana em Tatuí (Foto: Reprodução/TV TEM)

Alagamento do ano passado deixou moradores ilhados (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário