domingo, 23 de outubro de 2016

Vigilância começa a percorrer casas em Tatuí para combater Aedes

Em 2016, cidade teve 127 casos até outubro; ano passado foram 593.

Do G1 Itapetininga e Região

A Vigilância Sanitária de Tatuí já começou a percorrer as casas do município para orientar e prevenir os moradores contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, a chikungunya e o vírus da zika. Em 2016, até o fim de outubro, 127 casos foram confirmados. Ao longo do ano anterior, a cidade teve 593 confirmações.

A aproximação do fim do ano e a entrada no período quente deixou o órgão em estado de alerta para a luta contra o Aedes aegypti. Segundo a visitadora sanitária Rosana Alves dos Santos Lopes, até dezembro as medidas de contenção serão reforçadas. “A gente intensifica as ações e tem o trabalho que está sendo desenvolvido novamente pela Secretaria de Saúde do Estado. Todo sábado é feito um mutirão”, afirma.

Os casos de dengue diminuíram em outras cidades da região. Em Itapetininga, a queda foi de 498 em 2015 para 33 neste ano. Em Itapeva, o número de registros passou de 205 no ano anterior para 13 em 2016. Mesmo com a redução, o momento requer cuidado, de acordo com Rosana. “São três doenças agora: dengue, febre chikungunya e vírus da zika. Então, a gente pede atenção máxima para a população. Não dá para descuidar nem um minuto”, destaca.

Atento à questão, o aposentado Irênio de Souza Reis recebeu a equipe da Vigilância para conferir a residência. A resposta foi positiva. “Fomos visitados e constataram que aqui está tudo em ordem. A gente tem que prevenir porque a prevenção é fundamental. Não adianta chorar depois que acontecer [de ficar doente]”, diz.

Consciente do problema, o pequeno Matheus Xavier dos Santos, de seis anos, já sabe como é a dinâmica do mosquito e dá a dica. “Com a água parada o mosquito vai e coloca os ovinhos. Depois eles nascem e picam quem deixou água parada”, conclui.
Trabalhos contra dengue começam a ser intensificados, diz Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário