terça-feira, 25 de outubro de 2016

Seminário de Gerontologia é sucesso de conteúdo e de público

Thaís Bento (Foto: Rubens Oficial)

Tiago Ordonez (Foto: Rubens Oficial)
O 4º Seminário de Gerontologia de Tatuí teve início nesta segunda-feira, no Auditório Maurício Loureiro Gama (Núcleo de Educação Básica Municipal Ayrton Senna da Silva), com duas palestras. A primeira foi apresentada pela neurocientista Thaís Bento com o tema Como Manter a Memória Saudável? Thaís recomendou a abstinência de álcool, que prejudica a absorção da vitamina B 12 pelo organismo. Indicou o consumo de duas castanhas-do-pará por dia, azeite de oliva extra-virgem e frutas vermelhas. Pratica de atividade física e exercícios cerebrais, como xadrez, caça-palavras, palavras cruzadas, leitura, escrita, execução de instrumentos musicais e dança. O ginkgo biloba, segundo a palestrante, não melhora a memória, tratando-se de um mito.

Na sequência, foi a vez de Tiago Nascimento Ordonez, presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, que falou sobre Envelhecimento Ativo. Tiago salientou que nosso maior direito é o direito à vida, ou seja, de envelhecer com saúde, educação, participação e segurança. Recomendou a todos o exercício da autonomia nas decisões e independência na realização de tarefas, sempre que possível. Lembrou que a heterogeneidade é influenciada por fatores genéticos, hábitos, condições sócio-econômicas e aspectos culturais. Uma novidade trazida: hoje também existe o conceito da 4ª idade, composta por maiores de 80 anos.

O evento, coordenado pela gerontóloga Paola de Campos, está sendo sucesso de público e conteúdo. Tiago Ordonez mostrou-se impressionado com o número de idosos presentes. As palestras foram precedidas pelo Coral da Terceira Idade de Tatuí, que cantou Samba do Arnesto (1953), composição do paulistano Adoniran Barbosa em parceria com o paulistano-tatuiano Nicola Caporrino (Alocin).

Nenhum comentário:

Postar um comentário