quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Seminário aborda a aparência no processo de envelhecimento

Aparecida Costa. (Foto: Rubens Oficial)
Qual a diferença entre envelhecimento e velhice? Com essa pergunta, a gerontóloga Aparecida Costa da Silva começou a palestra "Aparência no processo de envelhecimento", no terceiro dia do 4º Seminário de Gerontologia de Tatuí, em andamento no auditório Maurício Loureiro Gama. A resposta é que a velhice é uma fase da vida, enquanto que o envelhecimento é um processo que começa já na concepção do homem.

O tema 'Aparência" tem valor significativo maior no Brasil, pois aqui é supervalorizada. "No Brasil, o corpo é visto como capital simbólico e de poder", diz Aparecida, citando Miriam Goldemberg. O país perde somente para os Estados Unidos da América em número de cirurgias plásticas, o que confirma a tese.

Durante a palestra, os participantes tiveram oportunidade de manifestar se gostavam de sua aparência. O resultado não foi diferente do que já foi constatado em pesquisas nacionais: 90% apreciam se olhar no espelho e apenas 3,5 não gostam.

Ao final, uma sugestão: enquanto ouve uma música tranquila, desligue-se do mundo e escreva: Eu me amo porque (...) e vai anotando tudo o que cada um aprecia em si mesmo. Concluído o exercício, sugere Aparecida, coloque o papel em um envelope e mande pelo correio, endereçado para si mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário