quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Morre adolescente internado com suspeita de meningite em Tatuí

Vigilância Epidemiológica também suspeita de febre maculosa.
Em nota, órgão informou que o resultado do exame deve sair nesta 5ª feira.

Do G1 Itapetininga e Região

Um adolescente de 16 anos, que estava internado em um hospital particular de Tatuí desde o dia 18 de outubro, morreu nesta quarta-feira (26) com suspeita de meningite ou febre maculosa. De acordo a Vigilância Epidemiológica, o órgão acompanhava o caso e o menor estava em isolamento.

Segundo a Vigilância, um exame foi realizado e encaminhado para Sorocaba. O resultado deve sair nesta quinta-feira, após 16h. Se confirmada a meningite, o órgão imunizará os familiares do adolescente.

Este ano foram confirmados oito casos de meningite em Tatuí, de acordo com a Vigilância. Em 2015, neste mesmo período, 15 casos foram confirmados. O órgão afirmou que não houve aumento de casos e os médicos das Unidades Básicas de Saúde e Pronto-Socorro foram orientados a ficarem alertas ao principais sinais e sintomas da doença.

Meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos.

A meningite bacteriana é a mais grave e, dependendo dos casos, pode levar o paciente à morte em algumas horas após o aparecimento dos sintomas. Entre as meningites bacterianas, a meningocócica costuma ser a responsável pelos quadros mais graves e fatais da doença. Ela é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos. Os mais frequentes são o A, B, C e o Y e W.

Já as meningites virais costumam ser caracterizadas por um quadro clínico benigno, isto é, que não tem caráter perigoso. Não há tratamento específico. A grande maioria dos pacientes se cura em casa, sem sequelas. Os sintomas assemelham-se aos de viroses em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário