domingo, 2 de outubro de 2016

Iguatemi Esplanada recebe réplicas de principais invenções de Leonardo Da Vinci

Um dos maiores gênios da pintura e da escultura renascentista foi também um dos maiores inventores da história da humanidade.

Uma pequena mostra dessas invenções estará no Iguatemi de 1 a 30 e outubro

Leonardo di Ser Piero da Vinci foi cientista, matemático, engenheiro, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico e inventor. Graças a suas invenções, Leonardo Da Vinci é considerado precursor da aviação e da balística, tendo criado o paraquedas, os tanques blindados e as asas deltas antes mesmo de ganharem forma.

Algumas de suas invenções estão na exposição “As Máquinas de Leonardo Da Vinci”, que acontece de 1 a 30 de outubro nas praças de eventos das Alas Norte e Sul do Iguatemi Esplanada. O artista é reverenciado por causa das ideias concebidas muito à frente de seu tempo como um protótipo de helicóptero, o uso da energia solar e uma teoria rudimentar das placas tectônicas. Por causa disso, esta exposição é mais que uma atividade de lazer, mas uma atração voltada à cultura e educação.

Conteúdo histórico e cultural

A exposição “As Máquinas de Da Vinci” traz ao Iguatemi Esplanada um acervo com 60 invenções fielmente reproduzidas em madeira com base nos desenhos de Leonardo Da Vinci. A mostra apresenta ainda rascunhos e textos com informações sobre algumas de suas invenções. Sob a direção de Gabriele Niccolai, Presidente da Niccolai SNC Itália, as réplicas foram cuidadosamente reconstruídas por artesãos florentinos, em escala ou tamanho natural.

A exposição é dividida em quatro estações (Máquinas Militares, Máquinas de Vôo, Máquinas de Água e Máquinas Civis) e traz réplicas de invenções de Leonardo como catapultas, escada rolante, máquinas voadoras, asa delta, salva vidas, bicicleta, alicate e outros tantos objetos que usamos em nosso dia a dia sem saber que têm a assinatura do italiano.

A exposição tem curadoria de Luca Paolo Gori que, em parceria com o artesão italiano Gabriele Niccolai, criou a mostra utilizando os desenhos originais tirados dos códigos de Leonardo da Vinci para efetuar exposições itinerantes. Em 2008 Luca fundou a Associação Cultural Italian Art junto com Niccolai e é responsável pela manutenção e importação de reproduções diretamente da Itália.

A exposição “As Máquinas de Da Vinci” tem obras expostas nas Praças de Eventos das Alas Sul e Norte do Iguatemi Esplanada de 1 a 30 de outubro e está aberta ao público diariamente de segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 20h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário