segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Fábio Cury e Alessandro Santoro lançam novo CD no Conservatório de Tatuí

Recital de lançamento de “Santoro Inédito” será no próximo dia 15, às 19h, com entrada franca; instrumentistas também coordenam masterclasses


Os conceituados instrumentistas Fábio Cury e Alessandro Santoro fazem, no próximo dia 15 de outubro (sábado), lançamento do CD “Santoro Inédito” no Conservatório de Tatuí. O recital será realizado a partir das 19h no salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415), com entrada franca.

Alessandro Santoro, cravista com sólida formação e também mestre em piano, e Fábio Cury, fagotista multifacetado, se juntam na composição de um disco que tem como principal objetivo a divulgação do trabalho de Claudio Santoro, um dos mais polivalentes compositores de nosso tempo. Completa o disco uma obra escrita especialmente para o duo pelo jovem compositor Carlos dos Santos, num trabalho de fomento à criação contemporânea para cravo e fagote.

O duo Cury Santoro também divulga, por meio de suas composições, dois instrumentos pouco conhecidos e carentes de intérpretes no Brasil: o cravo e o fagote.

A proposta do duo, com o CD “Santoro Inédito”, é inovar repertórios antigos e modernizar o conceito de programa erudito com obras inéditas e arranjos originais. O disco é lançado pelo selo paulistano Água Forte que, vem desenvolvendo projetos de referência na área da música erudita contemporânea no Brasil.

No recital, serão apresentadas obras de J. S. Bach (Sonata n. 3 em sol menor BWV 1029, em três movimentos); de Claudio Santoro (Duo para fagote e piano; Sechs Stücke para cravo – homenagem a Couperin, em seis movimentos; e Introdução e Dança); Marcel Bitsch (Concertino para fagote e piano) e Roger Boutry (Interférences I).

Masterclasses – Além do recital, os artistas ministram, também no sábado, 15, masterclasses gratuitos. Eles são oferecidos a partir das 14h, também no Conservatório de Tatuí. As aulas técnicas são abertas a qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia.

Os artistas
Alessandro Santoro – Nascido no Rio de Janeiro, tornou-se mestre em piano pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou na classe de Elena Richter. Na época gravou o 1º Concerto para piano de Claudio Santoro. Sob orientação de Jacques Ogg, obteve mestrado em cravo pelo Conservatório Real de Haia, Holanda, onde posteriormente lecionou por cinco anos. Integrou a Orchestra of the 18th Century e fundou a Den Haag Baroque Orchestra. Com Luis O. Santos e Ricardo Miranda, recebeu o prêmio Diapason D’Or pelo CD com obras de Leclair. Gravou com Livia Lanfranchi o CD “Sonatas para traverso de Bach”. Lançou no ano passado com Fábio Cury um Cd também dedicado a Bach. Foi professor e solista, do “I Festival Barroco Internacional Decus Mundi” realizado em Caracas, Venezuela, promovido pelo “El Sistema”. Responde pelo acervo do seu pai, o compositor Claudio Santoro. Atualmente é professor de cravo e baixo contínuo na EMESP em São Paulo.
Fabio Cury – É conhecido por seu notável ecletismo, transita desde o universo da música antiga com instrumentos históricos à vanguarda da composição contemporânea, passando pela música brasileira, pela atividade pedagógica e a pesquisa acadêmica. Tem se dedicado especialmente à divulgação da música nacional, tanto no Brasil como no exterior, esforço esse reconhecido pela APCA, que conferiu ao disco Velhas e novas cirandas: música brasileira para fagote e orquestra, o prêmio de melhor gravação de 2010. Integrou a classe de solistas do professor Klaus Thunemann na Escola Superior de Música e Teatro de Hannover, é Mestre em Artes pela UNICAMP e Doutor em Música pela USP. Leciona na USP; atua como fagotista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e da Camerata Aberta, grupo com o qual recebeu os prêmios APCA (melhor ensemble de música contemporânea) e Bravo (melhor disco erudito de 2011).

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de Cravo e Fagote – Lançamento do CD “Santoro Inédito”
Alessandro Santoro, cravo; Fábio Cury, fagote
Quando: 15 de outubro, sábado, 19h00
Local: Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário