sábado, 28 de julho de 2012

Especialistas de informática de Tatuí falam sobre vírus e e-mails

Do G1 Itapetininga e Região, editado pelo DT

O professor Osvaldo Rosica, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí, informa que abrir um email é um grande risco. "A primeira ação do usuário é verificar se o email foi enviado por algum amigo", explica.

Os vírus são criados e enviados por hackers, pessoas que dominam a linguagem dos computadores e criam 'programas' que acabam obtendo informações pessoais e senhas. A maioria dos vírus é enviada por email falso, como de bancos.

José Márcio Mathias, também professor da Fatec, recomenda que os anúncios de 'Clique Aqui' desses emails de banco não devem ser clicados e lembra que a agência nunca envia mensagens por email.

Mas vale lembrar que o email é apenas uma das formas de invasão. Os professores explicam que em sites também é possível adquirir um vírus. Eles relatam que o cadeado que aparece no topo da página, indicando uma conexão segura, era uma garantia para o usuário da internet. Segundos os especialistas, atualmente, essa segurança pode ser driblada pelos hackers, por isso, outros detalhes devem ser levados em conta.

O professor Samuel Vieira, especialista na área, explica que a intenção é roubar as senhas numéricas. Antes, os vírus copiavam os caracteres digitados no teclado. Muitos bancos criaram o teclado virtual, usado com o mouse, mas alguns vírus já conseguem copiar essa informação. Ele explica que, a partir de uma máquina, outros computadores e dispositivos podem ser infectados.

Os especialistas recomendam o cuidado ao usar a internet e os emails e argumentam que existe apenas uma situação para evitar o problema com a internet. "É o uso de um bom e atualizado antivírus", finalizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário