terça-feira, 24 de julho de 2012

Conservatório de Tatuí recebe inscrições para o Festival de Teatro

Grupos interessados em participar do Festival devem enviar o material para a produção do evento até o dia 3 de setembro

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, está com as inscrições abertas para o 25º Festival de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) até o dia 3 de setembro. Os grupos podem participar em duas categorias: “escola de teatro” ou “teatro na escola”. A inscrição é gratuita. O regulamento está publicado no site www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.

A seleção dos espetáculos será feita por uma comissão, designada pela diretoria do Conservatório de Tatuí, composta por professores da Área de Artes Cênicas da mesma instituição. A categoria “escola de teatro” contempla as instituições de ensino específico, sejam ela livres, de nível técnico profissionalizante ou ensino superior. No caso da categoria “teatro na escola”, serão contempladas instituições ligadas ao ensino regular - fundamental, médio, técnico, exceto a cursos de habilitação na área de artes cênicas. Os grupos devem, obrigatoriamente, ser sediados no Estado de São Paulo.

Além da apresentação no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, os selecionados na categoria “Teatro na Escola” participaram de uma competição, com corpo de jurados designado pela direção do Conservatório de Tatuí. Ao final da competição, serão premiados: melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, cenografia, figurino, maquiagem, sonoplastia e iluminação. A categoria “escola de teatro” não é competitiva. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará um relatório a ser encaminhado ao grupo.

Para a efetivação da inscrição, os candidatos precisam encaminhar ao Centro de Produção, junto com a ficha de inscrição, uma cópia do histórico do grupo, duas cópias do texto do espetáculo, uma cópia do release da peça com o tema e demais informações, espetáculo completo sem edição gravado em fita de vídeo VHS ou DVD. Além da cópia do cartão do CGC de APM da Escola e autorização da SBAT ou do autor, um CD ou DVD contendo arquivos de todos os materiais impressos e duas fotos do espetáculo em boa qualidade e alta resolução para divulgação. Todos estes documentos devem estar em folhas timbradas das escolas.



Fetesp
A 25ª edição do Fetesp acontece entre os dias 6 a 14 de outubro e tem como objetivo estimular o interesse pelas artes cênicas entre os estudantes, promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos nas escolas.

O Fetesp é o festival estudantil mais antigo de artes cênicas paulista: surgiu em 1977, com o I Festival Estudantil de Teatro, de âmbito municipal, criado pelo diretor Moisés Miastkwosky. O evento desencadeou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí.

Oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, o festival integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura. Em 1992, o festival passou a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, o evento firmou-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.

Serviço
25º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
Até dia 3 de setembro
Mais informações: www.conservatoriodetatui.org.br/festesp ou (15) 3205 8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário