terça-feira, 31 de julho de 2012

ACE considera baixo o número de câmeras de vigilância em Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a segurança privada cresceu 74% no Brasil em dez anos. Para tentar coibir a violência, as câmeras de vigilância estão em diversos pontos, desde condomínios luxuosos até locais públicos, funcionando 24 horas por dia.

No município de Tatuí  cinco dessas câmeras já fazem o monitoramento da região central. Número considerado baixo pela Associação Comercial da cidade, que deseja aumentar os equipamentos e ajudar a polícia com o monitoramento por vídeo.

Só no mês de junho deste ano, oito furtos foram registrados no Centro de Tatuí. As ocorrências aumentaram a preocupação dos comerciantes que decidiram retomar a discussão sobre investimento, aumentando a quantidade de câmeras de segurança.

Os cinco equipamentos que fazem o monitoramento da cidade foram adquiridos em 2010 por causa do grande número de assaltos em frente aos bancos. Um acordo entre os comerciantes, a Associação Comercial e Prefeitura foi fechado para que três das câmeras fossem doadas pelas instituições financeiras, uma pela Associação e outra pela prefeitura, só que a proposta não foi cumprida.

A presidente da Associação Comercial da cidade, Lúcia Bonini Favorito, diz que uma reunião foi feita para com as autoridades de segurança para conseguir recursos para a aquisição de mais equipamentos. "Uma equipe vai conversar com empresários e instituições financeiras para conseguirmos recursos para a aquisição", conta.

Além da área central, cinco escolas e o cemitério também são monitorados. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Francisco Carlos Severino, os índices de criminalidade caíram nesses locais após a instalação dos equipamentos. As câmeras são importantes porque ajudam na identificação dos suspeitos, como conta o comandante, por exemplo, em características como cor de pele e roupas usadas, entre outros detalhes.

A prefeitura informou que está em contato com as agências bancárias para ampliar o sistema de monitoramento. Ainda conforme o orgão público, o número de roubos, furtos e homicídios caiu nos últimos dois anos no município.

Flagrante
Imagens feitas por câmeras de segurança de uma loja de informática de Tatuí mostram a ação de quatro menores durante a madrugada.

Um deles arromba a porta do estabelecimento e, logo depois, chama os outros três. O grupo entra no local e coloca na mochila vários aparelhos eletrônicos. Só quando o alarme toca, eles saem correndo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário