terça-feira, 2 de janeiro de 2024

JANEIRO BRANCO 2024 – SAÚDE MENTAL ENQUANTO HÁ TEMPO!

JANEIRO BRANCO 2024 – SAÚDE MENTAL ENQUANTO HÁ TEMPO!

Por Solange Bezerra Leal



Vamos falar sobre saúde mental?

Você conhece a campanha Janeiro Branco?

Essa campanha visa a conscientização das pessoas sobre a importância e a urgência de falarmos sobre Saúde Mental, foi idealizada pelo colega psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, ganhou a adesão de vários seguimentos da Sociedade e, desde abril de 2023, tornou-se Lei Federal nº. 14.556 que institui a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental.

Conforme o Art. 2º dessa Lei, nos meses de janeiro serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, que abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio.

No entanto, é importante ressaltar que os cuidados em Saúde Mental, leia-se, um cuidado integral, devem ocorrer diariamente, e não apenas em janeiro, isto é, devem acontecer ao longo de todo ano, de janeiro a janeiro, ano após ano.

Contudo, campanhas como essa apresentam uma grande relevância social, visto que segundo Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Ainda, conforme a OMS, os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade no mundo. Outro estudo encomendado pela Sapien Labs que resultou no relatório global anual “Estado Mental do Mundo 2022” apontou o Brasil como 3º pior índice de saúde mental.

Desse modo, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população para as questões de Saúde Mental com intuito de quebrar estigmas, incentivar o diálogo aberto sobre questões emocionais e fornece ferramentas práticas sobre Saúde Mental. Uma vez, que todos nós devemos nos implicar com as questões de saúde mental e criar uma cultura da saúde mental e do bem-estar emocional na humanidade. Dito de outro modo, a temática de saúde mental não é pauta apenas da psiquiatria e da psicologia, mas a sociedade na totalidade deve se envolver com esse assunto.

Também cabe esclarecer que saúde mental não se resume à ausência de transtorno mental, todavia resulta de uma interação de fatores biopsicossociais, passa pela singularidade do sujeito, transcende o individual e passa pelo coletivo, por questões de respeito à diversidade e à inclusão. Nesse sentido, o Ministério da Saúde reconhece e afirma que a realidade social, econômica, política, cultural e ambiental impacta diretamente na saúde mental da população, não sendo um problema meramente individual.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, compreende-se que os problemas de saúde mental resultam da coletividade, demandando políticas públicas, redes de proteção, melhores condições de vida, segurança alimentar e suporte comunitário.

Sendo assim, cuidar da Saúde Mental envolve ações pessoais, medidas institucionais e apoio de políticas públicas a favor da saúde mental de todos. Portanto, a saúde mental pede cuidados individuais, como o autocuidado integral, a adoção de hábitos saudáveis e medidas que contribuem para nosso bem-estar, por exemplo, a prática de exercícios, alimentação saudável, momentos de descanso, inclusive, a adoção de algumas práticas podem ter efeito terapêutico, a saber, dança, pintura, ou seja, as artes de modo geral, assim como ter uma atividade de lazer, entre outros.

No âmbito institucional, as instituições intersetoriais podem e devem contribuir para a criação de ambientes saudáveis e condições para o bem-estar emocional das pessoas. No aspecto político, é importante que as pessoas conheçam mais sobre o assunto e possam cobrar o acesso aos serviços de saúde mental e a criação de políticas públicas em prol da saúde mental da sociedade, visto que a saúde mental é um direito de todos.

Por que a expressão: janeiro branco?

Janeiro é o primeiro mês do ano e remete à ideia de início de um novo ciclo, novo ano, novas perspectivas. Já o branco remete às páginas ou telas em branco onde é possível projetar, escrever histórias ou mudanças. Sendo assim, temos a expressão Janeiro Branco.

O tema da campanha Janeiro Branco 2024 é: Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?

E você já parou para pensar o que você pode fazer agora pela sua saúde mental?

Para finalizar, desejo que em 2024 tenhamos promoção, prevenção e cuidados em saúde mental o ano inteiro de janeiro a janeiro.

Referências

BRASIL. Lei nº 14.556, de 25 de abril de 2023. Institui: a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental. seção 1, Brasília, DF, ano 161, n. 79, p.1

INSTITUTO JANEIRO BRANCO. Disponível em: <https://janeirobranco.com.br/campanha/>. Acesso em: 28 dez. 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental>. Acesso em: 28 dez. 2023

OPAS. Disponível em <https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao>. Acesso em 28 dez. 2023.


(*) Solange Bezerra Leal é psicóloga especialista em Psicologia Hospitalar e possui especialização em Saúde Mental. CRP 06/85160.

Nenhum comentário:

Postar um comentário