domingo, 21 de janeiro de 2024

Usina Santa Rosa, de Boituva, reverte situação de falência

Companhia entra em sua 71ª safra em 2024

Por Andréia Vital, no Jornal Cana, com copidesque do DT

18/01/2024 | O Grupo Labronici, proprietário da Usina Santa Rosa, localizada em Boituva, conseguiu reverter seu quadro de falência e assegurar a continuidade das operações em sua planta industrial. Em 2024, a usina inicia sua 71ª safra, estimando uma capacidade de moagem de aproximadamente 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar.

Desde 2019, a companhia enfrenta um processo de recuperação judicial, reflexo de uma crise financeira desencadeada por uma seca histórica em 2014, que resultou em condições desfavoráveis para o setor. Em resposta à descapitalização, a usina ingressou com um pedido de Recuperação Judicial.

Em setembro do ano passado, a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo revogou uma decisão que alterava o Plano de Recuperação Judicial e decretou a falência das empresas do Grupo Labronici.

A revogação da declaração de falência ocorreu em 12 de janeiro de 2024. A empresa destacou que “o Presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em decisão histórica e acertada, concedeu efeito suspensivo ao recurso especial interposto pelas empresas Usina Santa Rosa Ltda., AgroPecuária e Mineração Labronici Ltda. e S.A.L. Agropecuária S/A (Família Labronici), sobrestando os efeitos da decretação da falência”.

Dessa forma, é restabelecida a decisão proferida pela Juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Boituva, Dra. Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas, que homologou o Plano de Recuperação Judicial e concedeu os efeitos da recuperação judicial em 5 de abril de 2023.

Ainda segundo a nota, “tal decisão, ressalta-se, seguia a vontade da ampla maioria dos credores que votaram pela aprovação do Plano de Recuperação Judicial, bem como a Lei nº 11.101/05 (Lei de Falências e Recuperações Judiciais)”.

A medida foi recebida com entusiasmo pelo Sindicato dos Trabalhadores de Boituva, considerando os benefícios que serão revertidos para a comunidade. A usina é responsável pela geração de cerca de 700 empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário