sexta-feira, 29 de setembro de 2023

CEAGESP engajada no Desenvolvimento Sustentável

29 de setembro é o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos; data foi declarada pela Organização das Nações Unidas em 2019

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, com o objetivo de ampliar na sociedade a consciência sobre a importância do tema e, ainda, avançar no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, da Agenda 2030, que trata da “Produção e Consumo Sustentáveis”.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), desenvolve iniciativas que, direta ou indiretamente, estão alinhadas ao ODS 12. A principal delas envolve o trabalho do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), da Seção de Sustentabilidade (SESUS).

Surgido em 2003, o BCA engloba ações não só no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) como também nos entrepostos interioranos de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Considerando as doações realizadas na capital, em 2023, segundo dados compilados pelo BCA de janeiro a agosto, foram doadas mais de 841 toneladas de alimentos. Atualmente, outros 27 bancos de alimentos e 214 entidades são atendidas pelo Banco CEAGESP de Alimentos do ETSP.

“Se os permissionários não realizassem essas doações para o Banco CEAGESP de Alimentos, esses produtos seriam descartados e muitas pessoas ficariam sem receber essa ajuda”, explica a nutricionista Alexandra Alexandrino de Oliveira que atua no BCA.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no mundo 14% dos alimentos são perdidos desde a colheita até o varejo e 17% são desperdiçados no varejo e nas residências dos consumidores. Tamanho desperdício ocorre ao mesmo tempo em que 828 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.

Neste contexto de combate ao desperdício, a CEAGESP realizará no dia 19 de outubro de 2023, das 14h às 17h, o seminário “Desafios do Abastecimento e do Combate ao Desperdício” dentro da programação da Semana Mundial da Alimentação. Além de palestra sobre “A importância das Centrais de Abastecimento para a Garantia da Segurança Alimentar e Nutricional” com a pesquisadora Yamilla Goldfarb, haverá debate sobre “Consumo e Produção Responsáveis: a importância do ODS 12 para o Contexto do Abastecimento de Alimentos”. Inscrições podem ser feitas através do preenchimento de formulário on-line.

Seminário “Desafios do Abastecimento e do Combate ao Desperdício”

19 de outubro de 2023 (quinta-feira), das 14h às 17h, no Auditório Nelson Loda

Local: CEAGESP – Entreposto Terminal São Paulo (ETSP)

Av. Dr. Gastão Vidigal, nº 1946, Vila Leopoldina, São Paulo/SP

Outras informações no Portal CEAGESP: ceagesp.gov.br

Inscrições: https://forms.gle/DF8XtfP67nLF7vDX8

SOBRE A CEAGESP

Empresa pública federal sob a forma de sociedade anônima, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e constitui importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas, permitindo à produção vinda do campo, de vários estados brasileiros e incluindo outros países, chegar com regularidade e qualidade à mesa das pessoas. A CEAGESP conta com duas unidades de negócios distintas e complementares: entrepostagem e armazenagem, fornecendo a infraestrutura necessária para que comerciantes e produtores desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados. É responsável pela maior rede pública de armazéns do Estado de São Paulo, com 13 unidades ativas em 11 municípios (Araraquara, Avaré, Bauru, Fernandópolis, Palmital, Presidente Prudente, São Joaquim da Barra, São Paulo, São José do Rio Preto, Tatuí e Tupã). Possui também 12 entrepostos no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba) e, ainda, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), localizado na zona oeste da capital paulista, a maior central de abastecimento de alimentos da América do Sul e pela qual todo dia passam 50 mil pessoas e 12 mil veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário