sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Cavalo Mangalarga apresenta sua evolução zootécnica na 45ª Exposição Nacional

ABCCRM celebra o sucesso do evento realizado em Tatuí, que contou com cerca de 100 expositores de 8 estados brasileiros, além do aumento dos animais de pelagens

Quartzo de Santa Cecília

28/09/2023 | A Raça Mangalarga está no auge de sua evolução zootécnica e durante 45ª Exposição Nacional, que aconteceu no Centro Hípico de Tatuí (CHT), localizado na região metropolitana de Sorocaba (SP), foi possível conferir a qualidade das tropas apresentadas nos dias 07 a 16 de setembro.

De acordo Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), que promove o evento, a raça vem ao longo dos anos consolidando a sua marcha, docilidade e andamento progressivo, além de aprimorar suas diversas habilidades, como participação em longas cavalgadas e agilidade nas provas funcionais, laço e tambor.

Animais que se destacaram nas pistas

No Grande Campeonato a égua Evidência da Tarlim (T.E) (Lyon da Piratininga (T.E) X Elisa do Araxá (T.E)) e o cavalo Quartzo da Santa Cecilia (NETUNO R.A.A. X LAIS RU) foram os campeões nacionais desta edição. Confira os resultados completos dos julgamentos: https://cavalomangalarga.com.br/eventosResultadoDetalhes?id=2582&ano=2023&tipo=E

”Os animais estão evoluindo e se aproximando cada vez mais do que chamamos de ‘cavalo ideal’. Por isso, o Mangalarga é um cavalo que realmente vale a pena experimentar, além de se diferenciar pela beleza. Convido a todos, que possam conhecer a nossa raça, acompanhar o avanço zootécnico que conquistamos ao longo dos anos”, conta Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM.

Aumento nas participações nas provas

Durante o evento alguns números entraram para história da entidade, como os cerca de 100 expositores que vieram dos estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Outro destaque são as 180 inscrições de ‘Pelagens’ que representam 50% das inscrições da Nacional. Rabinovich conta que esses números representam a expansão da raça no Brasil. “Os pequenos criadores e usuários são a maioria no segmento de pelagens, isso mostra a nossa expansão no mercado equestre e que o Mangalarga é um cavalo acessível”.

Para além da competição há também uma grande confraternização entre as famílias mangalarguistas, que são as ‘Provas Sociais’, os participantes são os proprietários, criadores, filhos, netos e sobrinhos, que compartilham a paixão em criar cavalos. Nesta edição, cerca de 64 crianças e adultos demonstraram sua desenvoltura no ‘Cavalo de Sela Brasileiro’.

Movimento no comércio e a tradição do Cavalo Mangalarga

A 45ª Exposição Nacional Mangalarga marcou o quarto ano consecutivo que o evento acontece no Centro Hípico de Tatuí, o que causou movimento no comércio e atraiu a atenção do público local. “Conseguimos lotar todos os hotéis, além de gerar um grande efeito nos restaurantes da cidade. O evento já virou uma atração turística em Tatuí”, ressalta o presidente da ABCCRM.

”São 45 edições da ‘Exposição Nacional Mangalarga’, isso mostra a tradição da nossa maior festa, que apresenta os animais de referência para a raça. Por isso, celebramos nosso cavalo genuinamente brasileiro, que busca manter a tradição e continuar evoluindo, dessa forma nos adaptarmos aos novos tempos e ao desejo do mercado”, ressalta Rabinovich.

Rabinovich finaliza agradecendo a equipe e comemorando o sucesso do evento. “Tivemos um grande número de expositores, ou seja, estamos aumentando a nossa base de criadores. Também parabenizo os protagonistas dessa exposição, que são os expositores, criadores, usuários, equipe da ABCCRM e principalmente os cavalos Mangalarga que deram show em pista”.

Acompanhe as redes sociais da entidade e conheça mais sobre a raça: @mangalarga_oficial / portal: www.cavalomangalarga.com.br.

Crédito fotos: Julio Oliveira
Texto: Giovanna Catanho/Agência Cavalus

Nenhum comentário:

Postar um comentário