segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Sorocaba terá Circuito Cultural para resgatar suas raízes e culturas

Evento é uma iniciativa do Núcleo de Economia Criativa do Senac Sorocaba e tem início na quarta-feira (29)

Com tradições tropeiras, Sorocaba ainda conserva antigos costumes, como o cururu, a cavalgada e manifestações religiosas. A diversidade cultural da cidade inclui descendentes de portugueses, espanhóis, japoneses, chineses, árabes, além dos cidadãos caipiras, nordestinos, indígenas, entre outros. Toda essa miscigenação será abordada no evento Circuito Cultural – Raízes Sorocabanas, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro no Senac Sorocaba.

O evento abordará as origens de Sorocaba e sua diversidade cultural por meio de atividades que incluem apresentação teatral; bate-papo sobre as raízes afrodescendentes da cidade; mesa-redonda que abordará o cenário contemporâneo do setor cultural e artístico no município e na região; palestra com o tema empreendedorismo; oficina de turbantes; apresentação de dança gaúcha e nordestina; e demonstração da cultura japonesa. Haverá também degustação de comidas típicas da culinária caipira, africana e indígena, além de uma feira de produtos orgânicos.

Hamilton Sbrana, docente do curso Técnico em Teatro do Senac Sorocaba, afirma que a comunidade poderá entender a cultura dos moradores da cidade, seus costumes e como enxergam o futuro. “Sorocaba tem uma diversidade cultural muito rica, com hábitos e comportamentos que, muitas vezes, não são conhecidos por todos. O Circuito Cultural - Raízes Sorocabanas é uma oportunidade de contato com pessoas de diversas descendências”, ressalta.

O evento está dentro da programação do Núcleo de Economia Criativa do Senac Sorocaba, que promove atividades para o fortalecimento de todos os setores produtivos da cidade. “O objetivo é fazer com que a população compreenda o próprio município em que vive e as possibilidades de desenvolvimento no futuro”, destaca Hamilton.

Para encerrar a programação, será realizado um city tour pelos pontos turísticos e históricos de Sorocaba, com saída no dia 2 de dezembro, às 13h30, em frente ao auditório da unidade.

Exposição fotográfica
Como parte das atividades do Circuito Cultural – Raízes Sorocabanas, haverá a exposição fotográfica Sorocaba, Onde o Brasil Descobriu o Interior. A mostra destaca a história da cidade, desde a sua fundação até os dias de hoje.

As fotos fazem parte do livro de artes apoiado pela empresa Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProAC – ICMS) que leva o mesmo nome da exposição.

Lançado no dia 17 de agosto deste ano, pela editora Origem, o livro Sorocaba, Onde o Brasil Descobriu o Interior conta com 200 páginas e mescla fotos de Valdemir Cunha e texto de Xavier Bartaburu.

O evento tem participação gratuita, mas algumas atividades necessitam de inscrição prévia. Para informações sobre a programação completa e inscrições, acesse o portal: www.sp.senac.br/sorocaba. O Senac Sorocaba fica na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência.

Serviço: 
Circuito Cultural – Raízes Sorocabanas
Data: de 29/11 a 2/12 
Programação e inscrições: http://www.sp.senac.br/sorocaba
Participação gratuita

Informações:
Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência
Novembro/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário