terça-feira, 24 de outubro de 2017

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta obras de Ravel e Schumann nesta quarta-feira

Concerto será realizado no dia 25 e terá a participação especial do renomado pianista Antonio Vaz Lemes


A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará um concerto nesta quarta-feira, dia 25, com obras de Maurice Ravel e Robert Schumann. O evento terá regência do maestro João Maurício Galindo e a participação especial do pianista Antonio Vaz Lemes, músico formado no Brasil e na França, com vasta carreira internacional. A apresentação será às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira. 

O pianista participará da execução da peça “Concerto em Sol para piano e orquestra”, de Maurice Ravel, que se destaca no repertório pianístico virtuoso como uma obra de elevada dificuldade. Conta-se que a inspiração do compositor para o tema principal surgiu durante uma viagem de comboio entre Oxford e Londres e que também tem influência do jazz, estilo emergente na época. Concluído em 1931, o “Concerto em Sol” divide-se em três andamentos: “Allegramente”, “Adagio assai” e “Presto”.

Na segunda parte da apresentação, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí tocará “Sinfonia nº 2 em Dó maior op. 61” de Robert Schumann, com “Sostenuto assai, allegro ma non troppo”, “Sherzo, allegro vivace”, “Adagio expressivo” e “Allegro molto vivace”.

Antonio Vaz Lemes é pianista solista, colaborador em repertório camerístico e vocal, com sólida formação musical tanto como instrumentista clássico como popular. Estudou em prestigiosas instituições brasileiras, como o Conservatório de Tatuí, o Instituto de Artes da Unesp e a EMESP Tom Jobim. Na França, além de um período fértil de aulas com Noël Lee, frequentou regularmente o Conservatoire Américain de Fontainebleau e a Académie Francis Poulenc. Entre aulas e master classes, recebeu a orientação de mestres como Phillipe Entremont, Alicia de Larrocha, Jean-Phillipe Collard, Christian Ivaldi, François Le Roux, Nahin Marum e Gilberto Tinetti.

Esteve frente a orquestras como a do Festival Eleazar de Carvalho, Sinfônicas de Campo Grande, Paraíba, São Caetano do Sul, Tatuí e Sergipe. É co-fundador da Sociedade Pianosofia, que divulga a música de câmara em inúmeros saraus particulares em São Paulo. Ao lado do cantor Edson Cordeiro, realizou temporada de mais de 100 shows na Alemanha e gravou o elogiado álbum Contratenor, que em 2006 foi indicado ao Latin Grammy Awards na categoria Melhor Álbum Clássico. 

Com o apoio da Capes, defendeu mestrado em performance com a pesquisa Dedilhado pianístico e suas relações com princípios técnicos e musicais, no Instituto de Artes da Unesp. Seu primeiro álbum solo “Sonata Brasileira” é também o primeiro álbum-aplicativo lançado na música clássica mundial. Amplamente aclamado pela crítica nacional e internacional, registra tanto sua técnica e musicalidade como seus interesses e inquietações artísticas. Residente em São Paulo, desde 2005 Antonio Vaz Lemes é professor da Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA, onde desenvolve intensa atividade pedagógica na iniciação pianística infantil.

João Maurício Galindo – Um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros, está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos e à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011. Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atuou como convidado de muitas outras, como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Orquestra Sinfônica de Roma. Foi também regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002.

Defensor de que a boa música não deve ser privilégio de elites, empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, o “Pergunte ao Maestro”, e o “Encontro com o Maestro”. Na TV Cultura apresenta o “Pré-Estreia”. Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há 10 anos na Sala São Paulo, produzida pela Tucca, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou, pela editora Melhoramentos, o livro “Música, pare para ouvir”.

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. É Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, e mestre em Musicologia pela USP.

Apoio cultural – Em 2017, o Conservatório de Tatuí conta com o apoio cultural de Coor – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Antonio Vaz Lemes, pianista convidado
João Maurício Galindo, regente
Data: 25 de outubro, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Ingresso: R$ 12 (meia-entrada R$ 6)
Informações: (15) 32058464

Nenhum comentário:

Postar um comentário