sexta-feira, 10 de julho de 2020

Território Motorsport é a 1ª equipe brasileira inscrita no SARR 2021 na Argentina

Edu Piano/Solon Mendes e Rodrigo Luppi/Maykel Justo estão confirmados para a 2ª edição do South American Rally Race, que acontecerá de 3 a 13/2, na Argentina

Após sete dias de disputadas acirradas, brasileiros completaram o SARR 2020 - Crédito: Tuco On Track


10/07/2020 | Os primeiros brasileiros inscritos para o South American Rally Race (SARR) 2021 são as duplas da Território Motorsport, Edu Piano/Solon Mendes e Rodrigo Luppi/Maykel Justo. Após o êxito da participação no início deste ano, os competidores da categoria UTV já são presença garantida na competição argentina que desbravará mais um roteiro desafiante pelo deserto e costa da Cordilheira dos Andes de 3 a 13/2.

O grande atrativo da competição é que roteiro técnico e cheio de adversidades passa pelos mesmos trajetos pelos quais o Rally Dakar foi realizado, quando a prova era disputada na América do Sul. A 2ª edição do SARR será composta por oito etapas e tudo indica que o rali passará novamente pelas províncias argentinas de San Juan, La Rioja e Catamarca. Novidades sobre a edição 2021 serão anunciadas em breve.

“Uma prova que não admite erros e foi dura do início ao fim. Os UTVs (Can-Am Maverick X3) preparados pela equipe tiveram um ótimo desempenho e colhemos informações interessantes para melhorar ainda mais sua evolução. Foi um rali incrível e uma experiência única, por isso, nós quatro já estamos inscritos e não poderíamos perder a 2ª edição”, explica Piano, piloto e preparador de veículos de competição, multicampeão do Sertões (oito títulos), o maior rali das Américas.

O 1º South American Rally Race (7 a 14/2/2020) teve sete etapas e mais de 2.500 km, com 160 competidores de 11 países das categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros. Piano/Mendes (fecharam em 11º) e Luppi/Justo (após vencerem três das sete etapas, terminaram em 6º) foram os únicos brasileiros nos UTVs. A aprovação foi unânime e elogios não faltaram à prova, tanto que a Território Motorsport fechou uma parceria com Juan Pablo Sisterna, diretor geral do rali, e é a representante oficial do SARR no Brasil.

O foco da parceria é fazer com que mais pilotos e equipes brasileiras conheçam a prova e transcendam fronteiras para o crescimento do esporte. “A intenção é possibilitar que mais competidores daqui possam conhecer esse rali fantástico com diversidade de pisos e lugares incríveis e prazerosos para pilotagem. Podemos ajudar com dicas, informações, parte burocrática e temos vagas na nossa equipe para os interessados”, explica Piano que completa: “O objetivo maior é trabalhar para a evolução do rali brasileiro e também para o crescimento da modalidade em toda a América do Sul.”

Sobre a equipe

A Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro e completou 21 anos em 2020. Com sede em Tatuí, é chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição e sagrou-se bicampeã do Sertões na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. Em 2019 Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Ainda em 2019, Piano e Fausto Dallape, foram Campeões da Mitsubishi Cup (L200 Triton Sport R) e o piloto conquistou seu tetracampeonato. Já Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Sertões Series, na UTV Pró.

Piano e Mendes voltam a acelerar em solo argentino no próximo ano / Crédito: Claudio Rieser/Photo-S

Nenhum comentário:

Postar um comentário