quinta-feira, 30 de julho de 2020

Prefeitura regulamenta o cadastramento municipal de cultura

O cadastro pode ser feito de forma on-line

30/07/2020 | A Prefeitura de Tatuí regulamentou, por meio do Decreto Municipal nº 20.664, de 17 de julho de 2020, o Cadastro Municipal de Cultura de Tatuí, no âmbito da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. 

O Cadastro Municipal de Cultura passará a integrar o Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIC), como elemento formador do banco de dados referente aos agentes culturais, profissionais de Cultura, espaços culturais, coletivos culturais, empresas e entidades atuantes no município. 

Pessoas físicas e jurídicas, atuantes no setor de Cultura, podem se cadastrar nas seguintes categorias: – Profissionais da Cultura (artistas, produtores e técnicos, figurinistas, costureiras, maquiadores, montadores de palco, logística, eletricistas, sonoplastas, entre outros que atuam nas mais variadas áreas da produção cultural); – Espaços Culturais (escolas de música, de capoeira e de artes, estúdios, companhias e escolas de dança, Centros Culturais, Casas de Cultura e Centros de Tradição Regional, museus comunitários, centros de memória e patrimônio, livrarias, editoras e sebos, empresas de diversão e produção de espetáculos, estúdios de fotografia, produtoras de cinema e audiovisual, ateliês de pintura, moda, design e artesanato, galerias de arte e de artesanato, espaços de apresentação musical, espaços de literatura, poesia e literatura de Cordel, entre outros espaços e atividades artísticas e culturais); – Coletivos Culturais (grupos de teatro, dança, música, entre outros, que promovam atividades culturais das mais variadas manifestações artísticas). 

É importante ressaltar que o cadastramento irá mapear a produção cultural da cidade, além de gerar um banco de dados acessível a qualquer munícipe, por meio do Departamento de Cultura. Ele permitirá, também, que o município desenvolva políticas públicas para a área da Cultura, e agilize os trâmites para possíveis auxílios de cunho estadual ou federal, caso essas informações sejam solicitadas pelos governos. 

A Secretaria Municipal de Cultura está disponibilizando três formas de mapeamento, por meio de cadastro totalmente on-line, no site: https://www2.tatui.sp.gov.br/cadastramento-municipal-de-cultura/. Caso o interessado não tenha acesso a Internet, poderá agendar o cadastramento as terças e sextas-feiras, das 9h às 12h ou das 14h às 17h, no CEU das Artes, pelos telefones (15) 3259-5340 ou (15) 9-9776-1211. O agendamento prévio é indispensável para evitar aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário